SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO HOSPITAL OPHIR LOYOLA EM BELÉM-PA

SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO HOSPITAL OPHIR LOYOLA EM BELÉM-PA

Maria Estrela Costa de Sousa (CV)
Marcelo Santos Chaves
(CV)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Volver al índice

2.5 TÉCNICAS UTILIZADAS NA PESQUISA

A pesquisa utilizada no hospital foi do tipo quanti-qualitativa, tendo como finalidade obter os dados necessários à concretização do estudo que, segundo Minayo (1994), refere-se a um conjunto de dados quantitativos e qualitativos; esse tipo de pesquisa não se opõe a realidade, ao contrário se complementa, haja vista que interage dinamicamente, eliminando qualquer dicotomia. A abordagem dialética se propõe a conhecer o externo ao sujeito quanto às representações sociais que se traduzem no mundo dos significados. Com isso “a dialética pensa a relação da quantidade como uma das qualidades dos fatos e fenômenos. Busca encontrar, na parte, a compreensão e a relação com o todo; e a interioridade e a exterioridade como constitutivas dos fenômenos” (MINAYO, 1994, p. 24-25).
Com base nessa concepção foi realizado todo o processo de levantamento de dados e informações durante o 2º semestre de 2006 e 1º semestre de 2007. As técnicas utilizadas foram baseadas em formulários, entrevistas e levantamento documental; estes deram o suporte necessário para o conhecimento do objeto estudado.
O formulário aplicado foi elaborado contendo duas partes: dados pessoais e dados funcionais, sendo ainda composto de perguntas semi-abertas, com direcionamento para as informações que se almejava obter.
A entrevista aplicada foi de natureza individual e semi-estruturada para que fosse possível apreender as informações mais específicas. Assim:

A entrevista é o procedimento mais usual no trabalho de campo. Através dela, o pesquisador busca obter informes contidos na fala dos atores sociais. Ela não significa uma conversa despretensiosa e neutra, uma vez que se insere como meio de coleta dos fatos relatados pelos atores, enquanto sujeitos-objeto da pesquisa que vivenciam uma determinada realidade que está sendo focalizada. (NETO, 1994, p.57)

Para Chizzotti (2005), a entrevista constitui-se a partir da relação entre dois interlocutores, ou seja, o pesquisador e o pesquisado, cujo objetivo é a elucidação de um assunto. Assim, considerando a importância dessa técnica, a entrevista foi gravada com as assistentes sociais de cinco clínicas existentes no hospital Ophir Loyola para enriquecer o conteúdo obtido através do formulário.
Nessa perspectiva, Martinelli (1999) afirma que é complicado pensar que a metodologia qualitativa não pressupõe instrumentos, tendo em vista que a pesquisa qualitativa pode pressupor de alguma medida a quantitativa. Ela também conclui que três considerações são importantes para uma pesquisa qualitativa: o seu caráter inovador, porque busca a apreensão de significados; a sua dimensão política e a sua complementaridade por ser uma construção coletiva.
É por isso que, em uma pesquisa social, conforme mostra Baptista (1999), os componentes de uma dada situação estão inter-relacionados e influenciados reciprocamente e que o pesquisador junto com o pesquisado estão em interação, isto é, em um processo multidirecionado no qual existe larga influência entre o sujeito e o objeto.
Mediante essa análise, para subsidiar o formulário e a entrevista também foi realizado um levantamento documental a partir de prontuários utilizados para os atendimentos das assistentes sociais. Essas informações foram coletadas em dois setores do hospital, a saber: Divisão de Arquivo Médico e Estatístico-DAME e na Coordenadoria do Ambulatório. É importante salientar que outros setores contribuíram também para obtenção das informações como: Divisão de Serviço Social e Biblioteca. Em suma, toda a investigação exigiu cuidado, atenção e paciência para que fosse apreendido o que realmente se aspirava.