SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO HOSPITAL OPHIR LOYOLA EM BELÉM-PA

SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO HOSPITAL OPHIR LOYOLA EM BELÉM-PA

Maria Estrela Costa de Sousa (CV)
Marcelo Santos Chaves
(CV)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Volver al índice

2.2 O HOSPITAL OPHIR LOYOLA NA ATUALIDADE

Hoje, o Hospital Ophir Loyola tem como missão prestar atendimento na prevenção, manutenção e recuperação da saúde às pessoas com patologias crônico-degenerativas em especial àquelas relativas à oncologia. O hospital é referência no tratamento oncológico da rede pública de saúde do Estado do Pará, oferecendo serviços em pediatria, neurocirurgia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia, radioterapia, quimioterapia entre outros. O mesmo é uma instituição de média e alta complexidade que disponibiliza 240 leitos, sendo que 213 estão funcionando normalmente e os demais estão em processo de reforma para o atendimento da demanda proveniente da zona urbana e rural e também de outros Estados.

Quadro 2: Especialidades e serviços do HOL


Abdômen

Mastologia

Endoscopia

Clínica Médica

Nefrologia

Diagnóstico por Imagem

Cabeça e Pescoço

Neuroclínica

Hemodinâmica

Clínica Cirúrgica

Neurocirurgia

Infectologia

Cirurgia Reparadora

Otorrinolaringologia

Laboratório de Análises Clínicas

CTI

Oftalmologia

Medicina nuclear

Cirurgia Cardíaca

Pediatria cirúrgica

Patologia

Cirurgia torácica

Pediatria Clínica

Pequenas cirurgias

Ginecologia

Tecidos Conectivos

Quimioterapia

Hematologia

Urologia

Radioterapia

 

 

 

 

 

Fonte: Elaboração dos autores com base na pesquisa
documental na biblioteca do hospital, nov/2007.

Vale ressaltar que o Ophir Loyola dispõe ainda do serviço de urgência/emergência para os pacientes cadastrados no hospital, caso os mesmos tenham alguma intercorrência de saúde.
Atualmente a direção do hospital fica a cargo de Laura de Azevedo Rousset, tendo como diretor clínico e administrativo João de Deus e Helena Moscoso respectivamente. Porém, é importante frisar que, havendo o término do convênio firmado entre o Instituto Ophir Loyola e o Hospital dos Servidores em 1995, por definição do Governador Almir Gabriel foi realizado a fusão administrativa entre as duas instituições, através da criação de uma nova instituição, ou seja, a Empresa Pública Ophir Loyola - EPOL sob o Decreto Lei nº 5.945 de 02 de fevereiro de 1996. No entanto, a junção entre as duas instituições na prática ocorre somente no nome, pois internamente existem funcionários que são ligados ao Instituto Ophir Loyola-IOL e outros que são do Hospital Servidor do Estado-HSE1, ou seja, a instituição não possui ainda um único Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica -CNPJ.
O hospital Ophir Loyola fez em outubro de 2007, 95 anos, para comemoração foi realizada uma programação especial para funcionários e público em geral em comemoração a data com o tema “UM GRANDE ABRAÇO AO OPHIR LOYOLA.”.

1 Isso significa que os funcionários do IOL são seletistas e os do HSE são estatutários.