DESSACRALIZAÇÃO DO SAGRADO CRISTÃO EM FRIEDRICH NIETZSCHE E RUDOLF OTTO

DESSACRALIZAÇÃO DO SAGRADO CRISTÃO EM FRIEDRICH NIETZSCHE E RUDOLF OTTO

Graça Auxiliadora Nobre Lopes (CV)
Ione Vilhena Cabral (CV)
Tatiani da Silva Cardoso (CV)
Roberto Carlos Amanajás Pena (CV)

3.4 Energia do numinoso

Diante dos aspectos (tremendum e majestas) trabalhados anteriormente surge um terceiro denominado de energia do numinoso, o qual por sua vez é vivenciado na Orgé (ira). Este aspecto tem como características simbólicas a vivacidade, paixão, natureza emotiva, vontade, força, comoção, etc. Nota-se que este aspecto que agora se manifesta no ser trata do zelo, do empenho do ser em vencer os instintos.

“O terceiro elemento é a energia do numinoso, a orgê ou orgé, que se manifesta principalmente no misticismo e no amor. Caracteriza-se como a energia impetuosa da experiência religiosa, a qual provoca na alma o estado de excitação, de ardor heróico, de impulsividade, é o Deus que queima, demoníaco. No entanto, como elemento irracional só pode ser representado por ideogramas que apontem para algo indizível, sendo, portanto a mais completa antítese do deus filosófico, racionalizado e moral”. (Idem, 2004, p: 8)

Verifica-se assim, que essa energia nada mais é que o poder da majestas, sua supremacia absoluta e nulidade do ser. Mas, esse aspecto incorre, de acordo com Otto, num erro mítico, que é o de atribuir ao elemento não-racional propriedades “naturais”, como se o objeto fosse algo real. Quando na realidade este deveria ser usado somente como ideogramas de algo inefável.