CONSERVAÇÃO IN VITRO E EX SITU E VALORIZAÇÃO DE ENDEMISMOS IBÉRICOS DAS APIACEAE PORTUGUESAS

Ana Cristina Pessoa Tavares dos Santos

Obtenção e controlo de qualidade

Os processos extrativos que conduzem à obtenção dos óleos essenciais a partir de material vegetal são a destilação, com ou sem vapor de água, e a expressão ou extração mecânica (este último no caso dos frutos dos citrinos). Outros métodos de extração com solventes orgânicos, corpos gordos ou com CO2, originam outros produtos aromáticos, que se utilizam principalmente em perfumaria e na alimentação, mas que pela diferente metodologia extrativa, não se denominam óleos essenciais (Proença-da-Cunha, 2005).
A destilação proporciona a extração dos compostos voláteis sem arrastamento de produtos fixos, utilizando água e ou o vapor de água para facilitar a libertação dos óleos essenciais das células ou das estruturas vegetais onde se acumulam. O vapor de água arrasta os compostos voláteis que, após condensação, vão constituir uma fase oleosa imiscível com a água, o óleo essencial (Proença-da-Cunha, 2005).
De acordo com o modo como a água e o vapor são utilizados distinguem-se diferentes técnicas de destilação: a destilação em água-hidrodestilação, a destilação em água com arrastamento de vapor e a destilação pelo vapor (Lawrence, 1995a).
A qualidade dos óleos pode variar consoante a técnica utilizada. Na destilação por arrastamento de vapor o material é apenas sujeito à ação do vapor de água, as degradações de constituintes dos óleos essenciais são reduzidas por não haver contacto direto com a água, sendo de qualidade superior os óleos que se obtém por esta técnica (Proença-da-Cunha, 2005). A elevada temperatura do processo pode proporcionar a ocorrência de oxidações, hidrólises, polimerizações e a volatilização de alguns constituintes dos óleos.
Os óleos essenciais requerem um adequado e restrito controlo de qualidade, para que possam ser usados com eficácia e segurança

Página anterior

Volver al índice

Página siguiente

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

4 al 15 de diciembre
V Congreso Virtual Internacional sobre

Transformación e innovación en las organizaciones

11 al 22 de diciembre
I Congreso Virtual Internacional sobre

Economía Social y Desarrollo Local Sostenible

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga