CONSERVAÇÃO IN VITRO E EX SITU E VALORIZAÇÃO DE ENDEMISMOS IBÉRICOS DAS APIACEAE PORTUGUESAS

Ana Cristina Pessoa Tavares dos Santos

Enraizamento e aclimatação ex situ e in situ

Quando os rebentos formados na fase de proliferação (2-3 cm) foram isolados (Fig. 15a) e transferidos para meio MS sem reguladores de crescimento observou-se a formação de raízes (Fig. 15b). As raízes começaram a aparecer 2-3 semanas após a transferência para este meio MS e, em geral, 2-3 raízes eram produzidas em cada rebento (Fig. 15b). O enraizamento, que variou entre 46% e 60%, não foi afetado pelas concentrações de BA utilizadas na fase de proliferação (Tabela 14). Além disso, a taxa de formação de raízes não aumentou na presença de IBA (dados não apresentados). Após enraizamento, as plântulas foram transferidas para vasos e cobertas com plástico para reduzir a perda de água (Fig. 15c) e mantidas no fitotrão.

Tabela 14: Enraizamento em meio base MS de rebentos caulinares de D. carota subsp. halophilus produzidos in vitro em diferentes concentrações de BA.


BA (mg/L) - meio de proliferação onde se formaram os rebentos a enraizar em meio MS

Explantes inoculados em meio base MS

Nº de explantes enraizados

Enraizamento (%)

0,1

285

132

45,7 ± 5,6 a

0,2

303

193

59,7 ± 5,8 a

0,5

752

447

59,3 ± 2,5  a

1

615

311

54,1 ± 7,8  a

2

456

223

55,6 ± 4,4  a

Cada valor é a média com erro padrão de três réplicas. Valores nas colunas seguidos pela mesma letra não são significativamente diferentes (Teste de Tukey, P < 0,05).

A percentagem de aclimatação foi de cerca de 95%. Das 37 plantas envasadas 35 plantas foram plantadas com sucesso nos viveiros do Jardim Botânico (Fig. 15d), onde produziram raízes carnudas (Fig. 15e) e flores (Fig. 15f), sem alterações morfológicas.
Na instalação in situ de Daucus e após um período de 3-6 meses nos viveiros do JBUC 6 plantas foram instaladas no Cabo S. Vicente, Algarve, em fevereiro, sendo 2 maiores (tendo vegetado um ano em viveiro) e 4 menores (instaladas em viveiro durante um mês). Foram monitorizadas em abril e mantiveram-se em boas condições onde cresceram normalmente (Fig. 15g).
No ano seguinte, visitadas em finais de maio, as duas plantas maiores puderam completar o ciclo, florir e produzir sementes (Fig.15h), que se revelaram viáveis, após testes de germinação. A mesma situação foi verificada com as restantes plantas, no ano seguinte.
Todas as plantas foram colhidas e elaboradas folhas de herbário que foram depositadas no Herbário COI.

Página anterior

Volver al índice

Página siguiente

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga