CONSERVAÇÃO IN VITRO E EX SITU E VALORIZAÇÃO DE ENDEMISMOS IBÉRICOS DAS APIACEAE PORTUGUESAS

Ana Cristina Pessoa Tavares dos Santos

Cultura in vitro – Micropropagação

A cultura in vitro foi desenvolvida prioritariamente para as espécies de distribuição geográfica mais restrita: Daucus carota subsp. halophilus, Angelica pachycarpa, Distichoselinum tenuifolium e Seseli montanum subsp. peixotoanum. Foi também iniciada a micropropagação de Eryngium duriaei.
Os resultados apresentados resultam da otimização das diferentes técnicas de cultura in vitro e da aclimatização a condições de exterior do material vegetal micropropagado, no Jardim Botânico de Coimbra e, para alguns casos, em habitat natural.

Daucus carota subsp. halophilus

Proliferação de meristemas

Após 4 semanas de cultura no meio de germinação, 50% das sementes colhidas em habitat natural puderam germinar e os ápices caulinares foram usados como explante.
 Os resultados da proliferação de rebentos caulinares pela multiplicação de meristemas indicam que a percentagem de proliferação atingiu 100% em todos os meios testados, a única exceção foi para o meio contendo 0,5 mg/L BA, que apresentou uma indução de cerca de 90% (Tabela 12).

Tabela 12: Efeito da concentração de BA sobre a proliferação de rebentos caulinares em segmentos foliares de D. carota subsp. halophilus, após 4 semanas de cultura.


BA (mg/L)

Nº de explantes cultivados

Indução (%)

Nº de rebentos/explante

Controlo

51

100 a

2,7 ± 0,03 d

0,1

51

100 a

3,3 ± 0,14  c

0,2

51

100  a

  3,6 ± 0,04  b c

0,5

70

90,1 ± 8,7  a

3,5 ± 0,12 c

1

75

100  a

3,9 ± 0,08 b

2

74

100  a

4,4 ± 0,14  a

Cada valor é a média com erro padrão de três réplicas. Os valores nas colunas seguidos pela mesma letra não são significativamente diferentes (Teste de Tukey, P < 0,05).

Os resultados também mostraram que o número de rebentos aumentou com a concentração de BA atingindo um máximo de 4,4 rebentos por explante para o meio contendo 2 mg/L (Tabela 12). No meio sem BA também ocorreu proliferação, mas com um menor número de rebentos caulinares (2,7 rebentos/explante).
Num segundo conjunto de experiências e após a remoção de todos os rebentos foliares, a base do explante (stump) foi inoculado novamente no mesmo meio de cultura para um novo ciclo de multiplicação de rebentos. Como o número de rebentos formados em meio MS foi muito menor que nos outros meios (2,7 rebentos/explante), este meio não foi testado na segunda fase de proliferação. Os dados desta experiência mostram que a indução variou entre 89-100% (Tabela 13), sem diferença estatística siginificativa nos valores médios encontrados (P <0,05). O número de rebentos também foi maior (7,9 rebentos/explante) nos meios com 2 mg/L BA (Tabela 13 e ), e o mais reduzido (3,8 rebentos/explante) na concentração mais baixa de BA.

Tabela 13: Proliferação de rebentos foliares em D. carota subsp. halophilus num segundo ciclo de cultura.


BA (mg/L)

Nº de explantes cultivados

Indução (%)

Nº de rebentos/explante

0,1

51

100  a

3,8 ± 0,15 c

0,2

51

96,1 ± 4,0 a

4,6 ± 0,36 c

0,5

70

100  a

6,1 ± 0,39 b

1

75

90,7 ± 5,3 a

 6,0 ± 0,16 b

2

74

89,2 ± 7,0 a

                  7,9 ± 0,4

Cada valor é a média com erro padrão de três réplicas. Valores nas colunas seguidos pela mesma letra não são significativamente diferentes (Teste de Tukey, P < 0,05).

Em todas as concentrações de BA utilizadas observou-se que o número de rebentos formados foi maior no segundo ciclo da cultura do que no primeiro (Tabelas 12 e 13). Embora o comprimento dos rebentos não tivesse sido registado, observou-se que o comprimento da parte aérea foi, em geral, maior para as concentrações maiores de BA.
Para além da proliferação de meristemas observou-se a indução de organogénese na zona de corte do explante, em particular na presença de 1 ou 2 mg/L BA, originando gemas adventícias, o que aumentou o número total de rebentos formados. Repetidas inoculações dos explantes demostraram que o potencial do explante para a organogénese foi mantido durante, pelo menos, 8 meses (dados não apresentados), sem perda da capacidade de proliferação de novos rebentos caulinares.
Foi também observada a floração em alguns rebentos. Este tipo de resposta encontra-se descrito em detalhe na secção 3.2.1.6.
Estudos histológicos realizados em pedicelos das flores produzidos in vitro mostraram uma estrutura anatómica semelhante às mesmas estruturas em plantas silvestres, incluindo a presença de cavidades secretoras características da família Apiaceae.

Página anterior

Volver al índice

Página siguiente

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga