CONSERVAÇÃO IN VITRO E EX SITU E VALORIZAÇÃO DE ENDEMISMOS IBÉRICOS DAS APIACEAE PORTUGUESAS

Ana Cristina Pessoa Tavares dos Santos

Conservação a longo prazo

Os bancos de sementes constituem uma das formas mais eficazes de conservação ex situ, dado que permitem preservar grande quantidade de material vegetal a longo prazo e num espaço reduzido (Smith et al., 2003; Way, 2003; Wilkinson et al., 2003). A desidratação das sementes (redução do conteúdo hídrico para níveis mínimos de atividade metabólica sem perda de viabilidade) e a temperatura de armazenamento são os fatores determinantes da longevidade das sementes nos respetivos bancos (Ellis e Roberts, 1980; Pritchard e Dickie, 2003). A adoção de metodologias adequadas em todas as fases do processamento, da colheita ao armazenamento, é fundamental para garantir a variabilidade genética, a viabilidade e a longevidade das sementes (ENSCONET, 2009 a; 2009 b).
Nas espécies ameaçadas, a aplicação de critérios ecogeográficos (Maxted et al., 1995) no planeamento da colheita de sementes é particularmente importante na maximização da diversidade genética do material recolhido, de modo a garantir o sucesso de futuras ações de repovoamento ou reforço populacional. Os bancos de sementes constituem uma reserva do património genético que pode ser utilizada para fins educativos e científicos, em ações de conservação para o reforço de populações, tais como a reintrodução em áreas onde as espécies ocorreram no passado (Draper et al., 2004).
A tolerância à desidratação e a longevidade das sementes variam com o grupo taxonómico e o ecossistema e, de um modo geral, a maioria das sementes das espécies mediterrânicas permanece viável durante décadas e, possivelmente, séculos, nas condições de armazenamento dos bancos de sementes (Pérez-García et al., 2008).
Contudo, a conservação de sementes colhidas nas populações naturais não é aplicável a todas as espécies, pois as sementes de algumas espécies são intolerantes à dessecação e perdem rapidamente viabilidade, sendo por isso designadas recalcitrantes (Delgado, 2006).

Página anterior

Volver al índice

Página siguiente

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga