INFLAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DE RENDA. Uma abordagem computacional a partir do software Gretl

INFLAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DE RENDA. Uma abordagem computacional a partir do software Gretl

Marcelo Santos Chaves (CV)
José Luiz Ferreira Fonseca
Fernando Cardoso De Matos
Heriberto Wagner Amanajás Pena

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Volver al índice

3. O FENÔMENO CONCENTRAÇÃO DE RENDA


3.1 Caracterizações
De acordo com Santiago (2005) concentração de renda é uma expressão que delineia um processo de acumulação de renda por certa parte de uma coletividade, região, país ou até mesmo um conjunto de países, em prejuízo dosdemais restante da coletividade. É geralmente empregada para expor as desigualdades identificadas no Brasil ou mesmo no resto do mundo, com menção à disparidade entre países ricos e pobres.
A concentração de renda pode ser mensurada de diversas formas. O IBGE, em seu titulo Indicadores de desenvolvimento sustentável - Brasil 2004: Dimensão social - Trabalho e rendimento admite a adoção do Índice de Gini enquanto instrumento oficial de mensuração do nível de concentração de renda do Brasil. Como justificativa, o referido instituto afirma que:

É importante avaliar não somente o crescimento econômico de um país, medido por indicadores como o Produto Interno Bruto - PIB, como também a sua distribuição. O Índice de Gini é um dos indicadores mais utilizados com a finalidade de avaliar a distribuição dos rendimentos pela população, aspecto importante para uma sociedade que pretende ser equitativa. O combate à desigualdade na distribuição de renda é fundamental para assegurar a redução da pobreza, um dos principais desafios do desenvolvimento sustentável.(BRASIL, 2004, p. 177).

O índice de Gini é um indicador econômico que tem por finalidade medir o nível de concentração de renda existente em uma dada localidade populacional, e foi desenvolvido pelo economista italiano Corrado Gini e publicado no documento Variabilità e Mutabilità em 1912. Corresponde a um número que varia entre 0 e 1, onde 0 representa à completa igualdade de renda (renda igual para todos) e 1 representa à completa desigualdade, onde apenas uma pessoa possui toda a renda, e toda análise é feita a partir do comportamento da Curva de Lorenz (SANTOS e GUERRERO, 2010).

3.2 A Curva de Lorenz e o Índice de Gini
A Curva de Lorenz é constituída pela união dos pontos bi-dimensionais, conforme se pode inferir na Figura 02. No eixo vertical temos a proporção acumulada da renda apropriada e no eixo horizontala proporção acumulada da população.
A Curva de Lorenz adquire a forma de uma reta de 45º quando a distribuição de renda é perfeita. Nesse caso, a proporção da renda apropriada é sempre igual à proporção acumulada da população: 10% da população ganha 10% da renda, 15% da população ganha 15% da renda, e assim por diante. A medida em que a curva vai se tornando côncava (criando “uma barriga” vermelha) a distribuição da renda vai piorando, ou seja, uma proporção maior da população vai apropriando uma proporção menor da renda gerada por toda coletividade.
O Índice de Gini pode ser geometricamente definido pela área αdividida pela soma das áreas αe β, como mostramos em (8):
 
                

Segundo informa o IBGE, o Índice de Gini do Brasil no ano de 2012 foi de 51,9 o que indica que nosso país, apesar dos avanços econômicos dos últimos anos, ainda tem uma acentuada concentração de renda, se comparado a países como a Noruega que ostentou em 2012 um Gini de 22,6. Porém, cabe o destaque quanto ao avanço do Brasil neste índice, uma vez que em 2008 o mesmo era de 54,4 o que pode ser explicado pelo longo processo de estabilização de preços, fato este objeto de investigação do presente trabalho.