CONSERVAÇÃO IN VITRO E EX SITU E VALORIZAÇÃO DE ENDEMISMOS IBÉRICOS DAS APIACEAE PORTUGUESAS

Ana Cristina Pessoa Tavares dos Santos

Angelica pachycarpa

Proliferação de meristemas

Os ápices caulinares das plântulas (5 mm) foram cultivados em meio MS suplementado com 0,1, 1 e 2 mg/L M BA e 3% de sacarose. O meio base MS foi usado como controlo.
O número de rebentos formados a partir dos meristemas apicais foi registado após 4 semanas de cultura e o explante inicial (parte basal do rebento formado in vitro - stump) foi inoculado por mais 4 semanas, sob as mesmas condições de cultura, e feito novo registo desta segunda inoculação.
Novas repicagens nas mesmas condições de cultura permitiram multiplicar o número de rebentos foliares, registados em fotografias e tabelas.

Enraizamento

Os rebentos isolados (2,0-3,0 cm) formados nas condições referidas foram induzidos a formar raiz em meio MS contendo 0,1 mg/L indole-3-butírico (IBA).
O enraizamento foi avaliado após um mês e meio de cultura. As plântulas enraizadas (comprimento da raiz de pelo menos 2 cm) foram retiradas dos tubos de ensaio, separadas e transferidas para o fitotrão, em vasos contendo uma mistura 1:1 de terra de jardim e de areia, pelo menos durante 1,5 meses, antes de serem transferidas para condições de exterior, no Jardim Botânico.

Embriogénese somática

Segmentos foliares e de raiz (0,5-1,0 cm de comprimento) foram cultivados no meio base MS contendo 0,1 e 1 mg/L de 2,4-D.
Após 2,5 meses de cultura em meio com 2,4 D, ocorreu formação de calos e/ou de embriogénese somática. Repicagens mensais para meio de indução com 2,4-D, para manutenção das culturas.
Para a conversão de embriões em plântulas, os embriões somáticos ou grupos de embriões somáticos com pequenas porções de calos, foram transferidos durante 2 meses para o meio base MS ou ½ meio MS base, para prolongar a fase de crescimento dos embriões e conversão em plântulas para posterior envasamento.
Algumas porções de calos embriogénicos foram subdivididas e de novo cultivadas em meios de indução com 2,4-D, para manutenção da capacidade embriogénica.
As plântulas enraizadas (comprimento da raiz de pelo menos 2 cm) foram retiradas dos tubos de ensaio, separadas e transferidas para o fitotrão, em vasos contendo uma mistura 1:1 de terra de jardim e de areia, pelo menos durante 1,5 mês, antes de serem transferidas para condições de exterior, no Jardim Botânico e para o habitat natural, a ilha Berlenga.

Página anterior

Volver al índice

Página siguiente

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga