CONSERVAÇÃO IN VITRO E EX SITU E VALORIZAÇÃO DE ENDEMISMOS IBÉRICOS DAS APIACEAE PORTUGUESAS

Ana Cristina Pessoa Tavares dos Santos

Distichoselinum tenuifolium

Proliferação de meristemas

Ápices caulinares das plântulas obtidas por germinação de sementes foram cultivados em meio MS suplementado com 1 e 2 mg/L de BA e 3% de sacarose.
O número de rebentos formados a partir dos meristemas apicais foi registado após 4 semanas de cultura e o explante inicial (parte basal do rebento formado in vitro - stump) foi inoculado por mais 4 semanas, sob as mesmas condições de cultura, e feito novo registo desta segunda inoculação.

Enraizamento

Os rebentos isolados (2,0-3,0 cm) formados nas condições referidas foram induzidos a formar raiz em meio MS ou no mesmo meio base (completo ou ½ da concentração base) sem reguladores de crescimento.
O enraizamento foi avaliado após um mês e meio de cultura e as plântulas enraizadas (comprimento da raiz de pelo menos 2 cm) foram retiradas dos tubos de ensaio, separadas e transferidas para o fitotrão, em vasos contendo uma mistura 1:1 de terra de jardim e de areia, durante pelo menos 1,5 meses, antes de serem transferidas para condições de exterior, no Jardim Botânico.

Embriogénese somática

Porções (5 mm) do primeiro par de folhas das plântulas resultantes da germinação in vitro das sementes (segmentos foliares) de D. tenuifolium foram utilizadas para a indução de embriogénese somática, tendo sido cultivadas no mesmo meio base contendo 1 ou 2 mg/L de 2,4-D.
Os resultados foram registados após três meses de cultura.
Para a conversão de embriões em plântulas, os embriões isolados ou grupos de embriões somáticos com pequenas porções de calos, foram transferidos para o meio base MS ou ½ meio MS base, tendo sido avaliados após 3 meses.
Algumas porções de calos embriogénicos foram subdivididas e de novo cultivadas em meios de indução com 2,4-D, para manutenção de calos com capacidade embriogénica.

Organogénese

Segmentos foliares (5 mm) foram cultivados em meio MS suplementado com 1 ou 2 mg/L de BA e 3% de sacarose e foi registado o número de rebentos caulinares produzidos após 6 semanas de cultura.

Página anterior

Volver al índice

Página siguiente

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga