DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS DO INSTITUTO DO ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – IESAP

Ione Vilhena Cabral
Roberto Carlos Amanajas Pena

Considerações Finais

Muitas foram às argumentações para a elaboração deste trabalho cientifico desde a sua construção do Pré-projeto de pesquisa até sua elaboração de fato. Para isso foram levantadas algumas hipóteses como: O professor ao avaliar seus alunos utiliza técnicas diferenciadas pautadas na avaliação processual; O docente não tem interesse no cotidiano do discente, por isso, para ele o que importa é somente a nota final dos alunos na prova e o Método avaliativo é elaborado a partir do rendimento e desempenho dos alunos durante o processo da aprendizagem.
Com relação a primeira hipóteses confirmou-se realmente que durante o processo de ensino aprendizagem, o professor utiliza varias técnicas na hora de avaliar os alunos. Isso se verificou no tópico 3.3 a respeito dos procedimentos utilizados pelos docentes, que segundo os alunos, os professores trabalham com diversas praticas como: seminários, artigos científicos, resenhas, auto-avaliação e a prova tradicional adequando assim, tais técnicas de acordo com as necessidades da classe.
Já a segunda hipótese não se confirmou, pois como já foi relatado o professor da modernidade trabalha com uma metodologia diferenciada, onde visa-se o desempenho positivo dos alunos e não o negativo. Por esse motivo muitos professores adotam o plano dialético para facilitar a aprendizagem do aluno. Portanto, o cotidiano do aluno é de fundamental importância para que o docente conheça a realidade de seu aluno, não importando somente a nota final que este tirará na prova. Mas, sim o desenvolvimento cognoscitivo do aluno ao longo do processo da aprendizagem.
E por ultimo, a questão do método avaliativo empregado pelo professor. Percebeu-se que os docentes de acordo com o rendimento dos acadêmicos na hora da avaliação mudam sua metodologia para facilitar a aprendizagem dos alunos, principalmente se a turma tira nota baixa na prova. Mas, além disso, os discentes concordaram que a nota baixa na prova não é somente culpa do professor eles também contribuem para o fraco rendimento na avaliação.
Por esse motivo, tanto professores quanto alunos dialogam para que ocorram outras formas de avaliar os alunos, daí então, o docente muda seu método e, portanto, seu planejamento de acordo com as necessidades da classe. Pois tais práticas por parte do professor implicam o melhor rendimento dos alunos no que tange ao processo de ensino aprendizagem.
Contudo, observou-se que avaliação da aprendizagem desde os tempos da colonização passou por várias transformações, de uma tendência tradicional onde, o que se tinha eram alunos reprimidos sem o direito de expressarem suas idéias sobre os conteúdos transmitidos. Mas, na atualidade essa realidade é bem diferente, pois após varias tendências a forma de avaliar o aluno mudou significativamente, o aluno hoje pode dialogar tranquilamente com o seu professor questionando e opinando com relação aos conteúdos e práticas adotadas pelos docentes, transformando a avaliação da assim como o processo de aprendizagem acessível a todos.
Na atualidade esta estatística tem um novo paradigma de nivelamento, pois, tem como medir o grau de satisfação dos alunos desde a pré-escola aos estudantes de nível secundário e finalmente aos acadêmicos de grau superior, por programas que viabilizam este problema como: Provinha Brasil, Enem, Enade entre outras que fazem parte dos investimentos do governo em acesso a qualificação dos docentes e discentes em educação superior.
É claro para definir um estudo voltado para a qualificação intelectual, temos que, procurar intervir com pré-análise do futuro pesquisador, esta seria definido a critério de perguntas para satisfação ao profissional que está sendo preparado para o campo de trabalho. Logo, visionar seria uma questão futurística, mas, pré estabelecer uma condição para o estudante em sentir apreço pelas profissões que o aguardam, seria um tanto angustiante para o próprio estudante.            

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga