A PRATICA AVALIATIVA EMPREGADA PELOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS DO INSTITUTO DO ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - IESAP

Ione Vilhena Cabral (CV)
Roberto Carlos Amanajas Pena (CV)
robertoamanajas@yahoo.com.br

Leer gratis este libro en páginas web

Bajarse este libro gratis en formato PDF

Comprar este libro

ISBN-13: 978-84-15547-83-9
Nº Registro: 201274116

Sinopsis

O presente trabalho científico traz um estudo a respeito da avaliação da aprendizagem, em que foi realizada uma pesquisa com os acadêmicos de Licenciatura em Letras do Instituto do Ensino Superior do Amapá para verificar como ocorre o método avaliativo desenvolvido pelos docentes da referida instituição. Além disso, tem-se uma retrospectiva histórica sobre o processo avaliativo, passando pelas novas tendências no conceito de avaliar no passado com relação à atualidade. Onde um novo olhar sob a luz de teóricos compromissados com a educação surge para mudar o quadro histórico de uma avaliação repressora para uma avaliação mediadora, cujo objetivo não é mais de punir e prejudicar o acadêmico mais de introduzi-lo num processo educacional.
 Este processo de educação propedêutica normatiza o viés da própria história constrói o mecanismo que interpreta o momento que a educação está sendo inserida para os educandos.  Através das avaliações tem-se um resultado que comprove tal excelência das práticas ativadas pelo ensino tradicional e democrático. Isto relata que, o docente ao avaliar tais procedimentos também tem que se auto-avaliar, pois, é pertinente que o docente tenha uma visão dos erros e acertos voltados para o ensino.
O processo de ensino é gradual ao passo que este educando acompanha a caminhada do aprendizado de maneira norteadora, tal caminhada é atualizada com mérito de uma inclusão no espaço natural do educando, uma vez inserida no conjunto ensino-aprendizagem, seu meio para o qual, alcance uma harmonia de dignidade que é extraída do campo educacional da informação, no caso, o próprio facilitador que, está regendo a aula ou a informação conduzida.
 A metodologia é um estimulo de animo do educador como no educando, pois, para se extrair atenção de uma classe que envolva um conjunto de pessoas agregadas ao ensino é preciso ter uma noção de existência prática do modo de educar, e não simplesmente redigir um ângulo que possa causar danos intelectuais para os ouvintes do saber.
A Filosofia da Educação vem para auxiliar o entendimento nas atividades praticas e teóricas do ensino, por isso é, importante ressaltar que, parte da filosofia é comentada a partir do momento que em se define que os mitos e verdade são atribuídos a natureza da avaliação e da aprendizagem.
Trata-se de uma sintetização sobre aspecto da história da educação no Brasil, uma pequena noção de quando as origens da doutrinas infiltraram-se no composto nacional. Essa tendência tem algo a transmitir na passagem do conceito de avaliação e aprendizagem, porém, queremos deixar claro e límpido que a abordagem feita e de um método utilizado pelo docente, cabe ao discente definir uma postura linear para subjugar que o aprendizado está coerente com a teoria   nas considerações do ensino.  Em que momento surge problemática ensino? Visualizaremos os instrumentos avaliativos e os baixos rendimentos dos alunos nas avaliações: De quem é a culpa afinal?       

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

9 al 23 de octubre
VI Congreso Virtual Internacional sobre

Arte y Sociedad: Paradigmas digitales

16 al 30 de octubre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Migración y Desarrollo

1 al 15 de noviembre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Desigualdad Social, Económica y Educativa en el Siglo XXI

4 al 15 de diciembre
V Congreso Virtual Internacional sobre

Transformación e innovación en las organizaciones

11 al 22 de diciembre
I Congreso Virtual Internacional sobre

Economía Social y Desarrollo Local Sostenible

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga