INFLAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DE RENDA. Uma abordagem computacional a partir do software Gretl

INFLAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DE RENDA. Uma abordagem computacional a partir do software Gretl

Marcelo Santos Chaves (CV)
José Luiz Ferreira Fonseca
Fernando Cardoso De Matos
Heriberto Wagner Amanajás Pena

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Volver al índice

CONSIDERAÇÕES INICIAIS


“A inflação é um mecanismo poderoso de concentração de renda e precisa ser controlada para não ampliar desigualdades”. Henrique Meirelles, a época, presidente do Banco Central do Brasil, em entrevista para a Agencia Brasil em 13/06/2006;
“Inflação é concentração de renda: ricos ficam mais ricos; pobres, cada vez mais pobres”. Economista Arthur Albolea, para a Revista Superinteressante em sua edição de 03/2011;
“(...) a inflação está positivamente relacionada com a desigualdade na renda”. André Luiz Medrado Barboza, em sua Dissertação de Mestrado - USP/2008.
A considerar as retóricas em epigrafe, é sempre comum observarmos em programas de rádios, TV, internet e até na própria academia, economistas afirmando e reafirmando a existência do seguinte fenômeno: “a elevação da taxa de inflação tende a elevar também o nível de concentração de renda no país”. Ora, seria possível concluir que, inflação alta implica em maior acentuação na concentração de renda? Tal assertiva constitui-se em um mero lapso intuitivo ou trata-se de uma premissa devidamente comprovada por rigorosos critérios científicos? A considerar esta derradeira hipótese, até que ponto esta premissa é verdadeira do ponto de vista matemático? A considerar a possibilidade de sua procedência, seria possível, através de um método computacional, examinar com melhor precisão a relevância e consistência de tal premissa em um ambiente de ensino-aprendizagem?
As descobertas matemáticas muitas vezes parecem ser, a principio, totalmente dissociáveis de qualquer correspondência com o ambiente a nossa volta, fazendo-nos ter a impressão de que não possuem aplicação prática. A considerar ser verdadeira as assertivas dos economistas sobre o tema inflação e concentração de renda, inferimos então um suposto comportamento linear entre ambas, o impões a necessidade de se constituir instrumentalizações matemáticas (modelos) capazes e suficientes para explicar tais fenômenos sociais. Para isso, inferimos ser conveniente compreender, por exemplo,de que forma fenômenos macroeconômicos como inflação e concentração de renda comportam-se enquanto variáveis correlacionáveis, discorrendo sobre suas definições e caracterizações.
Ante ao exposto, o presente trabalho tem como foco preliminar a investigação empírica quanto a uma suposta correlação positiva entre os fenômenos macroeconômicos concentração de renda e inflação, e como foco principal o manuseio de tecnologias computacionais no ensino da matemática, capazes de ilustrar o comportamento de tais fenômenos. Sua construção se procederá com uma abordagem metodológica e computacional, fazendo o uso do software Gretl versão 1.19.12, objetivando aferir o comportamento simultâneo dos fenômenos macroeconômicos retromencionados, como forma de instrumentalizar o uso de tecnologias computacionais na educação básica, enquanto mecanismos facilitadores da construção do conhecimento matemático aplicado.
O trabalho divide-se em cinco capítulos, onde no primeiro teceremos considerações sobre a relevância do uso de tecnologias na prática de ensino da matemática, apoiado por um suporte teórico capaz de fundamentar tal relevância enquanto fator preponderante na construção do conhecimento matemático. No segundo capitulo discorreremos sobre as definições e caracterizações históricas do fenômeno inflação, objetivando compreender seus modelos de mensuração adotados pelas autoridades monetárias brasileira, além de inferir sobre seus efeitos negativos na economia. No terceiro capitulo discorreremos sobre as definições e caracterizações do processo de Concentração de Renda, objetivando avaliar seus impactos no ambiente social, além de inferir qual o indicador utilizado para sua efetiva aferição. No quarto capitulo apresentaremos a interface do software Gretl, onde preliminarmente apresentaremos as justificativas tecnológicas, metodológicas e financeiras para seu uso. Posteriormente discorreremos sobre o passo a passo para compilação e importação de dados estatísticos para sua plataforma, assim como a extração de gráficos e relatórios sintéticos e objetivos capazes de indicar a veracidade ou não sobre a problemática atinente a Inflação e Concentração de Renda, enquanto variáveis macroeconomicamente correlacionáveis. No quinto capitulo trataremos de uma discussão sobre a relevância didática do software Gretl, objetivando compreender se, de fato, o mesmo constitui-se em uma ferramenta adequada para intervenção na prática de ensino na educação básica.
Para alcançar tal intento, nos apoiaremos em bibliografias que tratem das fundamentações e definições dos referidos fenômenos macroeconômicos em questão. Além disso, utilizaremos o software Gretl como ferramental computacional capaz de testar o modelo linear a ser especificado, uma vez que, trata-se de software livre e especializado em desenvolvimento de modelos de Mínimos Quadrados Ordinários. Da mesma forma, nos apoiaremos em referencias que deem conta de descrições quanto aos recursos e potencialidades do software Gretl, além daquelas que versem sobre a importância dos recursos computacionais na educação básica, enquanto facilitadores da construção do conhecimento matemático. Igualmente, utilizaremos à base de dados sobre Inflação e Concentração de Renda dos principais institutos de pesquisas do país, objetivando tornar mais empírico possível a abordagem em questão.