DESENVOLVIMENTO EM ÁREAS DE MONTANHA

DESENVOLVIMENTO EM ÁREAS DE MONTANHA

Paulo Carvalho (CV)

Património construído e políticas de desenvolvimento local em áreas de montanha: das intervenções ÀS novas orientaçÕes

Paulo Carvalho, Juliana Correia
Luísa Adelino

Resumo
Nos últimos anos destacam-se importantes políticas e intervenções no contexto do desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, como são as áreas rurais e de montanha, centradas na utilização inovadora dos recursos ligados ao património.
A matriz teórica e a teia operativa refletem a territorialização das políticas, a preocupação de promover o desenvolvimento de forma sustentada e participada, o desenho de novas lógicas de relacionamento e integração dos lugares (como, por exemplo, a criação de redes e itinerários) e a vinculação crescente dos recursos patrimoniais a estratégias de desenvolvimento. Estas enquadram linhas de ação como a requalificação urbana, a revitalização socioeconómica e a inclusão dos lugares nos destinos do turismo alternativo. 
Neste contexto, a nossa proposta de reflexão pretende analisar os resultados de intervenções no âmbito de programas que utilizam o património construído como âncora para promover o desenvolvimento em territórios rurais de montanha, bem como perspetivar as novas orientações no quadro das políticas públicas para o período de 2007 a 2013.
A partir da análise de “Planos de Aldeia” e da realização de inquéritos às populações, apresentamos um ensaio, que configura uma avaliação preliminar, centrado em dois casos de estudo relacionados com o Programa das Aldeias do Xisto (do Programa Operacional da Região Centro, 2000-2006): Gondramaz (Miranda do Corvo) e Fajão (Pampilhosa da Serra).