O TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Susana Maria Pereira da Silva

O termalismo na perspetiva do turismo moderno

 O papel do turismo termal na nova conceção de turismo

O turismo assume-se, atualmente, como uma atividade preponderante no seio da economia dos países proporcionando dinâmicas desenvolvimentistas às mais diversas escalas, da local à nacional. Reconhecida pelo seu progresso e amplitude rápida, as suas incidências espaciais têm gerado novas reflexões (CRAVIDÃO e CUNHA, 1991). Há muito que lhe são reconhecidas virtudes e efeitos económicos, sociais e territoriais, tanto nos locais recetores como emissores, estando-lhe inerente o efeito multiplicador de sinergias diretas, indiretas e induzidas noutros setores económicos (MANGORRINHA, 2000).
Segundo CAVACO (2005a), o termalismo é porventura o tipo de atividade turística mais remota, mais consolidada e está nas origens do turismo enquanto atividade criadora de lugares variados e dinâmicos. Não raras as vezes a identificação e valorização de fontes minero-medicinais traçou um caminho de desenvolvimento nalgumas regiões, sobretudo mais rurais e interiores, onde surgiu todo um complexo de equipamentos como balneários, campos desportivos, hotéis, casinos, salas de dança, canto, cinema, teatro, restaurantes, casas de chá, estabelecimentos comerciais…., que originaram mesmo a fundação das próprias localidades, importantes e prestigiados centros turísticos e até grandes centros urbanos (CUNHA, 2003), reforçando o importante papel que as termas desempenharam na localização, génese, desenvolvimento e promoção da imagem dos locais, conferindo-lhes desta feita, uma forma específica, um tanto ou quanto elaborada e cuidada, muito atenta aos pormenores e, um valor simbólico determinante (MANGORRINHA, op. cit.).
Contudo, o espaço termal é um universo complexo, tanto pode proporcionar desenvolvimento como declínio de uma região, mas é incontestável o papel que desempenhou e continua a desempenhar no desenvolvimento local e regional, não só pelas receitas e atração de atividades complementares que contribuem para a diversificação do tecido económico das regiões, mas também pela criação de postos de trabalho para a população local e na potencialização dos recursos endógenos da região envolvente, assim como na indução de fluxos turísticos, termais e não termais, contribuindo para atenuar desequilíbrios aos mais diversos níveis.
Lazer, descanso, férias e tranquilidade são componentes da vida moderna cada vez mais idolatradas na sociedade contemporânea, ganhando um estatuto primordial em oposição ao desgaste inerente à rotina que teima em se instalar, ao stress quotidiano imposto pelo ritmo laboral (SANTOS, 2005) e também pelo ritmo societal. Desta feita, lazer e turismo têm nas últimas décadas, sofrido alterações na sua forma de serem encarados e vividos, resultantes de profundas mudanças operadas a diversos níveis.
O aumento do nível de vida das populações, do período de lazer e da importância atribuída ao mesmo, refletiu-se no aumento do consumo de atividades ligadas ao lazer e ócio, tal como na curiosidade em conhecer novos espaços e ambientes, facto que suscita o incremento da procura turística e o aparecimento de novos destinos e formas de passar o tempo (ESCADA, 1999).
A propensão para a prática generalizada de férias na sequência dos novos hábitos suscitados por modas e gostos que se vão impondo contribuíram para a alteração do panorama turístico tanto nacional como internacional. Como tal, emergiram nos últimos anos uma variedade de novas modalidades turísticas ligadas ao património natural e arquitetónico, à cultura, ao mundo rural, ao espaço natural, associados à memória e simbolismo dos lugares e dos povos, numa tentativa de fugir ao déjà vu demasiado gasto dos destinos turísticos tradicionais, “afirmam-se várias modas para novas clientelas”(CAVACO, 2006: 339), uns reconfiguram-se, outros são criados de raiz. A tendência centra-se agora na procura de lugares mais recônditos, mais pessoais, que mantenham as suas características originais, diferentes da realidade com a qual se contacta no dia a dia.
A emergência de uma nova fase do turismo, que assume novas características de acordo com o novo paradigma da economia globalizada, é acompanhada por mudanças acentuadas nos domínios da procura, dos imputs do processo produtivo, da gestão da atividade e do contexto macroeconómico (FONSECA, 2005). Trata-se de uma nova orientação que exige novos requisitos de competitividade e de diferenciação espacial para a atividade turística onde os conteúdos de cada território se afiguram como fatores de competitividade estratégicos.
Assim, na era da globalização, e face à mudança de mentalidades e gostos da sociedade, emerge o primado pela diferença num contexto de concorrência e competitividade surgindo a “nova era do turismo”estruturada pela segmentação, flexibilização e integração diagonal, que se opõe à massificação, sugerindo um tipo de turismo mais segmentado, mais alternativo e mais ligeiro que toma em consideração os gostos e necessidades dos novos nichos de mercado (BARROS, 2004; FONSECA, op. cit.), que têm vindo a influenciar a valorização de recursos culturais e naturais, induzindo a delineação de novos produtos de turismo por forma a responder a segmentos específicos da procura turística (CARVALHO, 2006). Segmentos esses, que ganham destaque no panorama turístico nacional diversificando assim uma oferta demasiado restrita e condicionada pelos destinos tradicionais, destacando-se o turismo de natureza, o turismo desportivo, o turismo cultural, o turismo científico e tecnológico, o turismo orientado para a afirmação social e prestigiante (cruzeiros por exemplo), o turismo de saúde, entre outros (CAVACO, 2005b).
Em relação ao termalismo, a sua abrangência conceptual e o seu significado têm surgido de forma adaptada às novas exigências dos mercados e sociedades, começando a ser identificada como uma atividade dotada de uma perspetiva transversal não se reduzindo apenas à vertente medicinal ou curativa, mas também associada às dimensões de estilos de vida saudáveis, incluindo a preventiva, lúdica e de bem-estar, rebuscando pois o sentido original da sua criação e importância nas civilizações clássicas.
Nesta linha, as termas constituem uma oferta competitiva numa nova filosofia de ocupação de tempos livres e férias, um espaço onde é harmoniosa a combinação entre saúde e turismo, constituindo uma fórmula bastante atrativa, capaz de satisfazer argumentos como o descanso e bem-estar, cada vez mais procurados na motivação turística atual. As termas, pelas suas características terapêuticas, ambientais e patrimoniais, são lugares idóneos para esses objetivos, já que o “microcosmo termal” de MANGORRINHA (op. cit.), composto por um conjunto de elementos fundamentais, desde o equipamento balnear (balneário, buvette, piscina, hospital) ao equipamento de alojamento, cultural, recreativo, comercial e ambiental, identificam os espaços termais não só como centros terapêuticos de cura e prevenção, mas também como centros de saúde e bem-estar físico e psíquico e centros de recreio e lazer.
O turismo termal assume progressivamente um papel de relevância no contexto do turismo moderno ao mesmo tempo que constitui uma resposta para o turista que procura uma alternativa ao binómio sol/mar, o contacto com a natureza e o afastamento das massas, cabendo às estâncias termais adaptar-se a um novo turista.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga