BIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMíA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES


O TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Autores e infomación del libro

Susana Maria Pereira da Silva

susanageog@sapo.pt


A análise feita às tendências da procura internacional revelou oportunidades estratégicas num conjunto de produtos turísticos, dos quais foram selecionados 10, em função da sua quota de mercado e potencial de crescimento, bem como da aptidão e potencial competitivo de Portugal, nos quais assentam um conjunto de políticas de desenvolvimento e qualificação da oferta turística. Um conjunto relativamente heterogéneo constituído por Sol e Mar, Turismo de Natureza, Turismo Naútico, Resorts Integrados e Turismo Residencial, Turismo de Negócios, Golfe, Gastronomia e Vinhos, Saúde e Bem-Estar, Touring Cultural e Paisagístico e City Breaks.
Merece a nossa atenção o produto Saúde e Bem-Estar, especificamente o segmento das estâncias termais, um produto ancestral, pela riqueza, quantidade e qualidade das mesmas, pelo potencial de mercado e acima de tudo porque constitui um produto que ainda se tem mantido à margem dos grandes circuitos turísticos globais, nacionais e internacionais, muito embora tenha efetivas potencialidades para ocupar um lugar de destaque, como outrora, nomeadamente na região Centro de Portugal.
O produto de Saúde e Bem-Estar foi definido como um setor de prioridade 2 na área de intervenção da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) e, com base nas características termais da região Centro, foi elaborado um plano de ação para o setor termal que, até hoje não existe de forma concreta e objetiva constituindo uma lacuna em termos de planeamento da atividade termal como atividade turística.
Este plano de ação pretende reunir num só documento, não só as diversas orientações e considerações para o setor da saúde e bem-estar, que foram sendo produzidas ao longo do tempo e até ao momento, a partir dos mais variados meios, mas dispersas, como também avançar com um conjunto de novas medidas assentes numa análise minuciosa das suas vulnerabilidades e potencialidades, constituindo uma ferramenta de trabalho base ou um ponto de partida para futuras intervenções.
 A realização deste estudo constitui, por isso, uma oportunidade para reforçar a importância do produto na região Centro, pretendendo ser uma matriz de orientações, tanto para os estabelecimentos termais como para o próprio poder local, que terá neste instrumento um conjunto de diretrizes para um planeamento mais eficaz dos territórios termais e para que, progressivamente, se vão diluindo os erros de planeamento que entretanto se cometeram e ainda se cometem e que comprometem em muito a atratividade e viabilidade do setor termal neste território.

 


Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/libros/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net