O TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Susana Maria Pereira da Silva

O segmento “estância termal”


É crescente a relevância do produto de turismo de saúde e bem-estar mas, não obstante a importância que os Spas vêm adquirindo no seio deste produto (inclusive no âmbito das estâncias com o desenvolvimento dos Spas termais), é sobre o segmento “estância termal”, no seu todo, que a nossa atenção e plano de ação recai, por constituírem as formas mais antigas de turismo e lazer, de saúde e bem-estar no país e porque correspondem ao segmento que melhor está posicionado, na área de intervenção do TCP, no que toca à capacidade competitiva, quer em termos de quantidade, quer de qualidade e diversidade dos seus recursos base (instalações e água minero-medicinal), assim como em história, tradição e toda uma série de vivências e experiências que proporciona, elementos que os Spas não oferecem.
A estância termal é no fundo uma estância turística que se pretende que adquira e perpetue de forma ainda mais consistente essa imagem turística, muito embora não se reduzam a meros centros para passar férias pois satisfazem necessidades peculiares de saúde (CAVACO, 2008). A Lei de Bases do Termalismo (2004) vai ao encontro desta perspetiva milenar ao definir a estância termal como uma “ área geográfica devidamente ordenada na qual se verifica uma ou mais emergências de água mineral natural, exploradas por um ou mais estabelecimentos termais, bem como as condições ambientais e infra-estruturas necessárias à instalação de empreendimentos turísticos e à satisfação das necessidades de cultura, recreio, lazer activo, recuperação física e psíquica, asseguradas pelos adequados serviços de animação”.
Neste sentido pode-se afirmar que as estâncias termais não se resumem a meras instalações (balneários e buvettes) que utilizam as propriedades terapêuticas das águas em prol da cura ou da reabilitação e prevenção, caso fosse, ou eram clínicas de saúde ou meros Spas termais. As estâncias termais oferecem muito mais para além dessa visão redutora, muito embora tenha sido o reconhecimento dos aspetos terapêuticos das águas que permitiu o seu desenvolvimento. Todavia, também eram frequentadas por razões meramente lúdicas e sociais o que as distingue como sendo dos mais antigos e complexos centros turísticos de excelência, tendo-se construído balneários de grande esplendor e todo um conjunto de serviços turísticos e lúdicos que atraíam as classes mais abastadas.
Durante o século XVIII e XIX “ir para as águas” transformou-se numa moda mas também numa forma de passar o tempo, de sociabilizar e de repousar por parte das classes mais altas da Europa que instauraram uma filosofia de vida onde a saúde se combinava harmoniosamente com a mundanidade, não havendo lugar nem para a pobreza nem para a insalubridade, cuja atividade termal era associada a “ (…) um certo elitismo, em que a sociedade que se reencontrava era considerada superior, com pessoas polidas, belas, elegantes e instruídas” (RAMOS, op. cit.: 50). CUNHA (op. cit.: 270) refere mesmo que “eram os verdadeiros centros turísticos mundanos da antiguidade, tendo-se mantido durante séculos como os principais destinos turísticos até terem atingido o seu apogeu no século XIX e nas duas primeiras décadas do século XX”. Eram lugares onde se valorizava a vertente social e cultural, “as termas conciliam tudo: mudança de ares, exercício ameno, banhos, copinho, peregrinação, entretenimento, vita nuova, passeios, picniques (…)” (ORTIGÃO, op. cit.: 8).
As estâncias termais e o turismo associado ao termalismo sempre foi revestido de uma grande complexidade advinda da sucessão de fases tanto de crescimento fulgurante e importância estratégica no desenvolvimento territorial, conferido principalmente pelo turismo de ócio e prazer, como de declínio e marasmo na sequência da perda de prestígio e glamour enquanto centros turísticos elitistas, cujas consequências negativas se refletiam incontornavelmente no território. Esta complexidade e constante volatilidade induzem a um desafio permanente da sua própria reinvenção, conforme as tendências e épocas. Por este facto, pela sua importância no território, na sociedade, na economia, na cultura e nas vivências, reúnem do nosso ponto de vista condições mais que justificadas para a elaboração deste plano de ação.
Neste sentido, para além da vertente terapêutica/saúde, desde sempre tiveram um cariz turístico, de lazer e bem-estar muito marcado que se foi diluindo à medida que as estâncias perdiam importância para outros destinos turísticos e que o termalismo social se instalava e se enraizava a vertente da saúde, um cariz que parece querer voltar a brilhar na bruma em que mergulhou durante anos.
Atualmente, estância termal significa muito mais que doença e cura, assumindo-se de forma crescente como um produto turístico compósito, pois os fatores curativos deixam de ser únicos a justificar a deslocação dos turistas, abrangendo atividades físicas, desportivas, culturais e lúdicas e, passam a ser encarados como centros igualmente de saúde, bem-estar, repouso, relaxe, prevenção e reabilitação e, cada vez mais, como centros turísticos, numa tentativa de reinvenção e do renascimento da vertente turística, de recreio e lazer de excelência de outrora.
Esta dimensão do turismo de saúde e bem-estar nas estâncias termais, que procura conciliar de forma integrada e complementar as duas vertentes ancestrais, é considerada no quadro normativo aprovado em meados de 2004 (Decreto-Lei 142/2004 de 11 de junho). Este apresenta-se dinamizador da atividade dos balneários termais de acordo com as tendências do termalismo europeu e reconhece que, a “ atividade termal para além de histórica e umbilicalmente ligada ao sector da saúde e à prestação de cuidados nesta área”, apresenta igualmente “outras potencialidades associadas ao bem-estar e lazer (…) assumindo também um papel fundamental na indústria do turismo”, admitindo desta forma as novas valências do termalismo e sobretudo das estâncias termais como territórios turísticos, de recreio e lazer, conferindo-lhes poder para desenvolverem uma oferta diversificada ao viabilizarem o pleno aproveitamento das potencialidades de saúde, bem-estar e de turismo nas mesmas.
Um progresso significativo relativamente à legislação obsoleta, desajustada da realidade e demasiado restritiva que durante décadas regulou a atividade e os estabelecimentos termais1 , condicionando em muito o desenvolvimento do segmento e o aproveitamento em pleno das suas potencialidades. A abertura da nova legislação, para além de contribuir para alavancar o investimento, promove a renovação e sofisticação da oferta com o objetivo de atrair novos targets e novos mercados, nomeadamente o mercado jovem e estrangeiro, a criação de novos serviços (relax, antisstress e beleza) e a diminuição da sazonalidade (FRASQUILHO, 2007).
A estância termal constitui, assim, um segmento bastante peculiar no âmbito do produto de saúde e bem-estar. A atual associação excessiva ao conceito de Spa, culminando muitas vezes na diluição do próprio conceito de saúde e bem-estar no de Spa, justifica a necessidade de se estabelecer as principais diferenças entre estas duas realidades (quadro 1), segmentos diferenciados no seio de um mesmo produto.
Com efeito, a estância termal confunde-se com a própria localidade onde se insere, não se resumindo apenas ao espaço ocupado pelo estabelecimento termal, assim especifica a Associação das Termas de Portugal corroborada pela atual legislação. Trata-se de uma realidade constituída por um conjunto de elementos estruturantes como alvará de concessão, balneário, águas minero-medicinais com indicações terapêuticas, direção e corpo clínico, equipamentos terapêuticos, alojamento e equipamentos culturais e lúdicos (CAVACO, op. cit.). Atendendo a toda esta base de sustentação, a estância termal não se resume a um local de passagem mas também de paragem, de estar, de fruição de lazeres vários para além dos programas terapêuticos ao dispor de segmentos bastante diferenciados do mercado da procura. Trata-se de um segmento com grande representatividade (38 em atividade em 2009), beneficiando de uma matriz de unidades e destinos antiga e já firmada no panorama turístico nacional.
Já o Spa, segundo o ISPA2 , trata-se de uma realidade mais restrita. Em Portugal raros são os exemplos em que são entidades individualizadas, constituindo-se mais frequentemente como uma componente, um complemento de outra oferta nomeadamente dos hotéis e até das próprias estâncias termais que, numa tentativa de diferenciar fisicamente e nominalmente a vertente terapêutica clássica da de saúde e bem-estar, têm denominado setores do complexo termal como Spas.

Os Spas que integram os hotéis ou resorts têm uma oferta de programas de saúde e bem-estar bastante semelhantes aos das termas mas muitas vezes superiores em termos de diversificação e qualidade e são diferenciados conforme a água utilizada (normal, marinha ou mineromedicinal), constituindo uma matriz relativamente recente3 .


1 De referir que as estâncias termais e os seus serviços eram regulados até então pelo anterior Decreto que datava de 1928 (Decreto nº 1545401 de 20 de abril de 1928).

2 International Spa Association (Associação Internacional de Spas).

3 Segundo o levantamento realizado por FERNANDES e FERNANDES (op. cit.) esta matriz é constituída por 34 Thermal Spa, 19 Resort Spa; 46 Hotel Spa, 12 Day Spa e 6 Spa Talasso.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga