DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS DO INSTITUTO DO ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – IESAP

Ione Vilhena Cabral
Roberto Carlos Amanajas Pena

3.5 Planejamento Participativo

Para se falar em planejamento é fundamental entender o que significa esta palavrinha tão importante, principalmente para o sistema educacional. Por esse motivo faz-se necessário a explicação de Vianna (2000, p. 39), a respeito do tema, que diz que o “planejamento participativo constitui-se uma estratégia de trabalho, que se caracteriza pela integração de todos os setores da atividade humana social, num processo global, para a solução de problemas comuns.” Portanto, o planejamento faz parte da vida cotidiana do ser humano, para um bom funcionamento da sociedade. Daí, então, o argumento de Luck com relação a participação dos pais na vida escolar dos seus filhos:

“Quanto à participação dos pais, ela é muitas vezes desejada para tratar de questões periféricas da vida escolar, como, por exemplo, aspectos físicos e materiais da escola ou ainda para acompanhar os filhos quando eles apresentam problemas de comportamento e/ou aprendizagem: “os pais que deveriam vir à escola, são os que menos vêm”, dizem diretores, sugerindo, ao mesmo tempo, que não adianta realizar reunião de pais na escola, e que essas reuniões são para pais de alunos com problemas. A tradicional reunião para entrega de boletins esta associada a esta expectativa de que os pais sejam associados, junto com a escola, em uma ação de controle e cobrança do desempenho de seus filhos, em vez de associados em um processo continuo de orientação da formação dos alunos”. (2006, p. 74)

Portanto, é dessa forma que deveria ocorrer o planejamento na escola, pois ela passa por toda uma estrutura de organizações, ou seja, escalas e padrões que devem ser seguidos e o planejamento é parte fundamental nesse processo, daí ainda segundo Vianna, caracterizar o planejamento da seguinte forma:

“Inicialmente o planejamento da ação educativa talvez consistisse apenas em luta anual para elaboração de um orçamento, passando por relatórios extensos para assumir, nos dias atuais, uma característica especial: um macroplanejamento, em que todos os planos de desenvolvimento de um país se entrelaçam, num dinamismo continuo e progressivo. Sob este aspecto, o planejamento educacional tornou-se uma atividade multidiscilplinar, exigindo trabalho conjunto e integrado de administradores, educadores, pedagogos, economistas, sociólogos, estatísticos e outros especialistas. Seu êxito, valor e realismo dependem, em grande parte, das equipes que o preparam e que deveram discutir e procurar conciliar seus pontos de vista, dando a cada aspecto o real valor que possui dentro do contexto e não preferindo uns em detrimento de outro”. (2000, p. 32)

Assim, observa-se que o planejamento dentro do processo de ensino aprendizagem é fundamental para a construção do conhecimento, tendo em vista que é através deste que o professor vai operacionar os seus conteúdos ao longo do ano com a turma, logo deve haver a preocupação por parte deste em elaborar de forma coesa e transparente a dinâmica de sua metodologia ao longo do processo. Mas, de acordo com Luckesi isso na maioria das vezes acaba não ocorrendo por parte de alguns professores, dessa forma:

“Evidencia-se que as situações apontadas não podem ser mudadas apenas a partir da mera vontade de dirigentes ou de exortações dos mesmos para que os professores ou pais de alunos participem da construção de uma escola mais ativa e competente, ou do desenvolvimento de algum projeto especifico. Os fatos indicam que orientações com tais características não promovem os resultados desejados. É comum, por exemplo, dirigentes afirmarem que os professores reclamam por não poderem participar da determinação do currículo escolar, mas que, quando lhes é dado espaço para isso, não colaboram e omitem sua contribuição. O processo de resistência a mudanças, mesmo as desejadas, constitui-se em uma expressão comum em qualquer contexto social. Determinação, competência e perseverança são condições fundamentais para promoção de mudança, associados a uma grande possibilidade às expressões comportamentais e seus significados”. (2006, p. 76)

Daí então vem o gráfico de numero 07 (sete) que relata como a instituição de ensino IESAP elabora o seu planejamento, onde percebeu-se que 61% dos entrevistados responderam que o planejamento da referida instituição se dá somente entre os professores.

Assim, observa-se, então que os acadêmicos da instituição não fazem parte da elaboração do mesmo, logo conclui-se que alguns alunos não tem o conhecimento a respeito da forma como o professor vai desenvolver sua pratica e quais objetivos este almeja alcançar com a turma.  Isto ocorre diferente do que enfatiza Libâneo com relação a importância do planejamento, pois para o autor:

“O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade em classes. Isso significa que os elementos do planejamento escolar – objetivos, conteúdos, métodos – estão recheados de implicações sociais, tem um significado genuinamente político. Por essa razão, o planejamento é uma atividade de reflexão acerca de nossas opções e ações; se não pensarmos detidamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade”. (1994, p. 222)

Dessa forma, não pode haver então, a interação que enfatiza o autor supracitado a respeito do planejamento, quando que para ocorrer o mesmo é preciso que todos trabalhem em conjunto, um todo integrado para formar um sistema organizado e coeso, para só assim poder alcançar o objetivo almejado. Mas, apesar do dado, ainda foi possível observar que alguns professores elaboram seus planejamentos com os seus alunos, o que possibilita maior interação entre educandos e educadores, no que tange ao processo de aprendizagem.
Contudo, conclui-se que o planejamento, assim como, o método desenvolvido pelo professor são de extrema importância no que tange ao processo de ensino aprendizagem do aluno. O professor coerente e compromissado elabora bem os seus conteúdos, seus objetivos, seu plano de aula, assim como, sua avaliação, para que não ocorra duvida por parte do aluno a respeito do processo educacional. Só assim, ocorrerá a interação professor e aluno dentro da sala de aula.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga