DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS DO INSTITUTO DO ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – IESAP

Ione Vilhena Cabral
Roberto Carlos Amanajas Pena

2.3 Mitos e Verdades sobre Avaliação da Aprendizagem

Muito se falou a respeito de avaliação como sendo um instrumento de medida, de reprovação, de controle e domínio por parte do professor para com seus alunos. Diante disso, temos que existem alguns mitos e verdades a respeito desse tema que será elucidado. Com relação a prova existem os seguintes mitos: que ela “não prova nada”, que é um instrumento de tortura, é recurso para manter a autoridade do professor, assim como também é um momento difícil para ele, é a única forma de verificação da aprendizagem e aluno só estuda nas vésperas da prova.
Na realidade a avaliação é parte integrante do processo de ensino aprendizagem, além disso, pode ser subjetiva e objetiva tanto para o professor quanto para o aluno e instrumento indispensável para a orientação do ensino dos alunos. Assim, ela visa para o processo de aprendizagem, recolher informações a respeito da classe a qual o professor está trabalhando, bem como, a apropriação do conhecimento por parte dos alunos com relação aos conteúdos e a socialização do mesmo.
Dessa forma, ao avaliar o aluno, o professor competente deve ter em mente que o que está em jogo não é somente o lado quantitativo, mais sim o qualitativo que é o mais importante no processo da aprendizagem. Neste sentido, ele deve avaliar da seguinte forma: utilizar linguagem clara e precisa, contextualizar situações relevantes, explorar os seguintes níveis de operações mentais e principalmente respeitar as características cognitivas dos seus alunos. Como enfatiza Moretto que:

“O conhecimento dos diferentes instrumentos para avaliação e da melhor de utilizá-los é um dos recursos de que o professor competente deve dispor. Este conhecimento está ligado à convicção de que a avaliação não deve servir de instrumento de pressão para manter a disciplina em aula ou de fazer o aluno estudar. A habilidade de elaborar bem as provas é outro recurso que o professor competente precisa ter para enfrentar a situação. Elaborar bem é saber contextualizar de acordo com os objetivos estabelecidos, perguntar de forma clara e precisa, questionar apenas conteúdos relevantes e não colocar “pegas” para derrubar o aluno”. (2002, p.31)

Assim, de acordo com autor avaliar não é um acerto de contas entre professores e alunos. Ao avaliar a aprendizagem do discente, o docente precisa avaliar sua própria competência pedagógica, para só então, chegar a um diagnostico exato da classe, sem emitir da mesma juízos de valor.
Mas, ainda na atualidade podemos observar alguns professores usando a força e a autoridade em sala de aula para com seus alunos e isso se dá através de provas que eles passam só para prejudicar aquele aluno que é indesejado por ele. Assim, temos um profissional descompromissado com a sua própria pratica e com o aprendizado do aluno.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga