DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS DO INSTITUTO DO ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – IESAP

Ione Vilhena Cabral
Roberto Carlos Amanajas Pena

INTRODUÇÃO


A pesquisa tem como abordagem um estudo sistemático a respeito do processo de ensino aprendizagem do aluno no Ensino Superior, principalmente no que tange a avaliação educacional. Daí, a Problemática do projeto de pesquisa ser a seguinte: Quais os mecanismos utilizados pelos professores do ensino superior do Instituto de Ensino Superior do Amapá – IESAP, do curso de Licenciatura em Letras, para avaliar os alunos ao longo do processo de ensino aprendizagem. Logo, o objetivo principal deste trabalho foi verificar como os professores avaliam seus alunos ao longo do processo da aprendizagem.
Para isso, foram necessários a elaboração de três capítulos, no qual, o primeiro trata da Retrospectiva Histórica da Educação no Brasil, que tem como subtítulo o Panorama das teorias Educacionais, onde é descrito desde o período de colonização do Brasil, como ocorria a forma de avaliação nessa época, que segundo alguns autores ela se dava de maneira tradicional, não levando em consideração a opinião dos alunos, onde o que importava era somente o professor dono da verdade. Sendo nesse período de Brasil colônia a educação era ensinada pelos jesuítas, que mais tarde seriam expulsos por Marques de Pombal.
Temos ainda, O surgimento das Universidades no Brasil, que seria a implantação de fato das universidades no país, para que surgiram e qual sua finalidade. Ainda tem-se como subtítulo a Avaliação da Aprendizagem: uma breve evolução histórica, onde é abordado o processo evolutivo pelo qual passou a avaliação, ou seja, de uma avaliação tradicional onde os professores somente puniam os alunos, para uma avaliação diagnostica, do processo, entre outras que vieram a beneficiar a aprendizagem do aluno.
Por este motivo, tem-se então, o segundo capitulo que seria Um novo conceito de avaliar, que trás seguintes subtítulos: As Tendências da Atualidade do Processo Avaliativo, que relata justamente essa mudança no processo de avaliar o aluno, passando pelas tendências que surgiram com os autores que escreveram e brigaram por um novo olhar tanto na educação brasileira quanto na sua forma de avaliar o aluno.
Já o tópico Mitos e Verdades sobre a Avaliação vêm desmistificar a idéia de que a avaliação era um instrumento de medida que tinha a intenção somente de punir. Mas, com as novas tendências observou-se que a avaliação atualmente faz parte do processo de aprendizagem do aluno. Alem disso, temos os Tipos de Avaliação, que se caracteriza por explicar como se dá cada uma das formas de se avaliar o aluno, através de uma avaliação tradicional, diagnostica, do processo, quantitativa e qualitativa, entre outras.
 E por ultimo, o terceiro capítulo que é O Perfil do Processo de Avaliação da Aprendizagem no Curso de Licenciatura em Letras do Instituto de Ensino Superior do Amapá – IESAP, que tem como subtítulos: O conceito do Processo de Avaliação da Aprendizagem na Universidade, passando pela sua importância quanto ao fazer cientifico do acadêmico dentro e fora da universidade, bem como a forma como o aluno apreende o processo avaliativo.
Alem disso, temos ainda, a metodologia desenvolvida pelo Professor, no qual os acadêmicos da referida instituição relataram a forma como o docente desenvolve e trabalha sua técnica no decorrer do semestre, que alternativa o catedrático busca para trabalhar com seus educandos em sala de aula. E, os instrumentos avaliativos utilizado pelos professores, que é justamente a maneira pela qual os estudantes serão avaliados expressando através destes mecanismos o que puderam apreender durante a explicação do professor com relação aos conteúdos abordados em sala de aula.
E, por ultimo, tem-se o penúltimo tópico que enfatiza O baixo rendimento dos alunos na avaliação, onde se é questionado de quem é a culpa se do professor ou do aluno com relação ao fracasso dos discentes na prova. E, por fim o Planejamento participativo se existe ou não a participação de todos nesse processo de aprendizagem. E uma proposta para educação no Brasil, tendo como resultante a comunicação e o dialogo entre os sujeitos, resultado este que permite aos docentes um intermédio para solucionar problemas em classe, precisa haver uma comunicação mútua e social entre os protagonistas da educação no caso os: docentes e discentes.   
Contudo, o modo de se entender o sistema avaliativo na atualidade, está cada vez mais flexível no que tange a participação do aluno no processo avaliativo, pois há interação entre professor e aluno em sala de aula, onde ambos são agentes multiplicadores do conhecimento, ocorrendo assim, cumplicidade no entender o meio educacional no qual o aluno está inserido. É o puro reflexo da educação superior, contendo mecanismo que impulsionem o saber. Estamos voltados para uma condição inerente de ensinar, por meio de aulas virtuais se podem utilizar a tecnologia para auxiliar a educação. Adotar tais procedimentos deixa a educação fortalecida num contexto atual, mas deixa o professor acomodado em relação aos conteúdos participativos, e deixar de ser criativa voltada para os ensinamentos cibernéticos do momento.   

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga