No dia 16 de fevereiro de 2011, Susana Maria Pereira  da Silva concluiu o Mestrado em Geografia Humana (Ordenamento do Território e  Desenvolvimento) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, na  sequência do Estágio que realizou na Entidade Regional de Turismo do Centro de  Portugal, e da defesa, em Provas Públicas, do Relatório que elaborou nesse  contexto.
  O trabalho final intitulado “O Turismo de Saúde e  Bem-Estar. Uma Estratégia de Desenvolvimento para a Região Centro” (210  páginas) foi aprovado por unanimidade com a classificação de dezanove valores e  reflete as excecionais qualidades científicas da autora. 
  A estrutura do relatório revela três partes  principais, balizadas entre a introdução (com o tema e área de investigação, as  questões-chave, os objetivos gerais e específicos, as metodologias e a  organização do relatório) e as conclusões (que configuram uma excelente  síntese), a saber: o enquadramento e conceptualização temática, em que a autora  apresenta uma leitura crítica do termalismo e do produto saúde e bem-estar,  apoiada em bibliografia muito relevante; o diagnóstico estratégico, com a  utilização de escalas recorrentes e articuláveis, em que explicita o Turismo de  Saúde e Bem-Estar na Europa e em Portugal, abrindo caminho para uma leitura de  grande angular sobre as estâncias termais da Região Centro, cuja principal  inovação metodológica é a realização de inquéritos por questionário aos  gestores/administradores das referidas estâncias, que por sua vez permitiu  apresentar uma análise SWOT e explicitar uma visão estratégica sobre o  termalismo e os caminhos para a sua reestruturação, esta última componente  materializada na terceira parte, sob o título “Plano de Ação: Estratégias para  o Turismo de Saúde e Bem-Estar na Região Centro”, de forma global e individual  para as unidades termais do Centro de Portugal.
  A exemplar apresentação do relatório está em  linha com a segurança da escrita e a elevada qualidade científica do texto,  muito valorizado com a inclusão de oito dezenas de referências bibliográficas  ativas e outros tantos endereços eletrónicos e acompanhado de trinta e sete  figuras (mais sete em anexo) e cinquenta e um quadros (mais catorze em anexo),  a grande maioria de elaboração própria.
  O mérito da investigação e do texto conferem-lhe a qualidade para ser publicado e  ser um instrumento de trabalho para outros investigadores/técnicos/gestores,  assim como configura um documento incontornável para um público mais  diversificado que tem interesse em conhecer as temáticas abordadas.
  Como docente e orientador científico é sempre  uma profunda satisfação referir e testemunhar (através de conhecimento de  causa) as qualidades e as capacidades académicas e profissionais da Susana  Silva alicerçadas em competência intelectual, sólido conhecimento científico,  profissionalismo e sentido de responsabilidade, integração e capacidade de  relacionamento interpessoal e social. 
  Ao mesmo tempo, a Susana Silva tem valorizado  o seu curriculum vitae com a  participação em eventos científicos nacionais e internacionais, a apresentação  de comunicações e a publicação de textos individuais e em coautoria, em livros,  em revistas e em suportes digitais.
  Mas “o fim de uma viagem é apenas o começo  doutra”, como escreveu José Saramago na obra Viagem a Portugal (1981) recentemente reeditada pelo Círculo de  Leitores (2010: 392), ou pelas palavras de Miguel Torga, no Cântico do Homem  (1950 [2007]: 44), importa “quebrar dia a dia um grilhão da corrente”. 
  O percurso científico da Susana Silva, por  mérito próprio, assumiu um novo desafio: a participação no curso de  Doutoramento em Geografia e o início de uma nova etapa de investigação, com uma  temática inovadora e muito pertinente em Portugal: o Turismo de Jardins, e que  será, com toda a certeza, um forte motivo de esperança capaz de materializar em  janela de oportunidade um destino que merece ser de sonho e de colheita. 
  Coimbra, 2 de julho de 2012.
| En eumed.net: | 
![]() 1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)  Este  libro  es  producto del  trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).  Libro gratis  | 
15 al 28 de febrero   | 
        |
| Desafíos de las empresas del siglo XXI | |
15 al 29 de marzo   | 
        |
| La Educación en el siglo XXI | |