BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales

ENERGIA, ECONOMIA, ROTAS TECNOLÓGICAS. TEXTOS SELECIONADOS

Yolanda Vieira de Abreu y otros




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (330 páginas, 5.19 Mb) pulsando aquí

 


3.4 IMPACTOS DA GD NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO

A interligação de uma grande quantidade de GD diretamente no sistema de distribuição, notadamente na baixa tensão, pode causar diversos impactos na rede da concessionária. Existem tanto aspectos vantajosos quanto desfavoráveis. A GDFV é utilizada como exemplo, mas as considerações apresentadas são aplicáveis a outras formas de GD que se conectam a rede através de conversores.

3.4.1 Distorção Harmônica

Como a GDFV é interligada à rede elétrica através de conversores, existe a preocupação de que componentes harmônicas possam ser injetadas no sistema de distribuição em grande quantidade, prejudicando a qualidade da energia elétrica.

3.4.1.1 Limite de Distorção Harmônica de Corrente

Existem diversas normas internacionais que regem a quantidade de harmônicas que um conversor de GD pode injetar na rede, tais como a IEEE Std 929-2000 e a IEEE Std 1547-2003. Ambas prescrevem que o limite de injeção harmônica de corrente deve atender ao prescrito pela norma IEEE Std 519-1992: IEEE Recommended Practices and Requirements for Harmonic Control in Electrical Power Systems, a qual impõe os limites apresentados na Tabela 01 [9].

Devido aos limites impostos à injeção de harmônicas na rede, os conversores que atendem às normas internacionais de qualidade da energia elétrica produzem menos harmônicas do que cargas não-lineares convencionais [10].

A primeira geração de conversores utilizados para interligar a GDFV ao sistema de distribuição eram comutados pela linha, que produzem grande quantidade de componentes harmônicas de corrente. A geração seguinte passou a utilizar a tecnologia de modulação por largura de pulso (pulse-width modulated – PWM), a qual apresenta uma interface mais amigável à rede elétrica. A frequência de chaveamento utilizada é de 50 a 100 vezes superior à da rede, e os filtros embutidos atenuam estas componentes de alta frequência para valores que podem ser negligenciados [8, 11].

3.4.1.2 Atuação como Filtros Ativos de Distorção Harmônica

Um ponto de destaque é que os conversores, por utilizarem eletrônica de potência, apresentam o potencial de atuarem como filtros ativos de distorção harmônica, visando melhorar a qualidade da energia elétrica do sistema de distribuição, efetivamente reduzindo as harmônicas de tensão [10]. Entretanto este interesse, atualmente, é apenas teórico, pois não existe ainda benefício financeiro regulamentado para estimular seu uso [12].


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles