BIBLIOTECA VIRTUAL de Derecho, Economía y Ciencias Sociales


AGLOMERAÇÕES INDUSTRIAIS COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO NORDESTE BRASILEIRO

Cid Olival Feitosa


Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (63 páginas, 318 kb) pulsando aquí

 

 

2.3.2 – O Vale do Baden-Württenberg, na Alemanha

A Região do Baden-Württenberg, localizada ao sul da Alemanha, tem-se destacado pelo intenso processo de desenvolvimento nos últimos anos. Esse distrito industrial caracteriza-se pela grande concentração de pequenas empresas nos setores têxtil, relojoeiro e de construção de máquinas.

No final da década de 1960, a indústria do Baden-Württenberg enfrentou uma crise muito grande, o que levou as autoridades regionais a implantarem algumas modificações no setor industrial local, integrando as pequenas e médias empresas às grandes corporações, em uma rede de produção autônoma (Colletis e Winterhalter, 1993).

As pequenas e médias empresas do Baden-Württenberg possuem autonomia na execução das suas atividades, trabalhando com vários contratantes ao mesmo tempo. Essas relações são, inclusive, estimuladas pelas grandes empresas (Colletis e Winterhalter, 1993).Além disso, a política regional teve uma participação ativa na promoção do investimento imaterial, focando a formação profissional e as novas tecnologias como fatores responsáveis pela modernização da indústria tradicional alemã.

Segundo Amato Neto (2000), em 1987, mais da metade do emprego industrial dessa região provinha de empresas de até quinhentos empregados. Essas empresas, com uso da microeletrônica, passaram a produzir bens personalizados, conseguindo manter a competitividade no setor de máquinas-ferramentas, quando, na maioria dos setores, a Alemanha estava perdendo competitividade internacional.

Do ponto de vista das relações interfirmas, prevalece nesse distrito industrial a cooperação no desenvolvimento de novos produtos e processo, principalmente entre aquelas responsáveis por diferentes etapas da produção de um produto final mais complexo.

O sucesso obtido pelo Vale do Baden-Württenberg, segundo Amato Neto (2000), deve-se: à existência de especialização flexível, mão-de-obra versátil e máquinas de finalidade múltipla; aos sistemas de subcontratação, que tornam possível a troca permanente de conhecimentos; à coordenação das especializações das empresas, com provisão de infra-estrutura; à cooperação mútua no desenvolvimento de novos produtos e processos; e ao apoio decisivo dos governos regionais e locais, materializado principalmente nas áreas de educação, treinamento e crédito.

Por fim, cabe salientar que, ao contrário do que ocorre na região da Terceira Itália, onde predominam as pequenas e médias empresa, Baden-Württenberg caracteriza-se, de modo geral, pela inter-relação de pequenas empresas com as grandes empresas.


 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios