CONSERVAÇÃO IN VITRO E EX SITU E VALORIZAÇÃO DE ENDEMISMOS IBÉRICOS DAS APIACEAE PORTUGUESAS

Ana Cristina Pessoa Tavares dos Santos

Manutenção de calos embriogénicos e quantificação da embriogénese

As porções de calos embriogénicos subcultivadas em meios de indução com 1mg/L de 2,4-D mantiveram a capacidade embriogénica por mais de oito meses, conforme referido, produzindo embriões somáticos com igual periodicidade: indução no meio com 1 mg/L de 2,4-D decorridos 2,5 meses e desenvolvimento dos embriões em meio base MS, decorridos 1, 5 mês de cultura.
 Na verdade, os calos embriogénicos puderam ser mantidos na presença de 2,4-D (1 mg/l) e, sempre que transferidos para meio sem hormonas, ocorria o desenvolvimento das massas proembriogénicas em embriões. O número de embriões formados era bastante elevado o que dificultava as contagens. Para se terem dados mais objetivos sobre a capacidade de formação de embriões somáticos dos calos, quantificou-se o número de plântulas obtidas através de embriogénese somática em função do peso fresco dos calos (Fig. 17a).
Foram pesadas sete porções calosas embriogénicas (0,9463; 0,9372; 0,7650; 1,3513; 0,7157; 0,6480; 0,8118 mg) cuja média obtida foi de 0,8822 mg. Cada porção calosa formada nos segmentos peciolares produziu embriões somáticos decorrido 1,5 mês (Fig. 17b). Nesta altura foi dividida por tubos de ensaio com meio base MS em séries de 1 a 7; as séries tinham um mínimo de 4 tubos e um máximo de 18 tubos, pelo que se seguiu a evolução das culturas em 11 tubos (Fig. 17c), por ser o valor médio, tendo sido produzidas, em média, 310 plantas.
Assim, nos 11 tubos de ensaio (equivalente a 11 amostras de calo) foram produzidas 310 plantas, em condições de envasamento. Em cada tubo, ou em cada amostra de calo embriogenético com 0,8822 mg, foram produzidas, em média, 28 plantas, ou seja, 32 plântulas por g de calo embriogénico, decorridos 8,5 meses do início da cultura do explante.
Para o alongamento das plantas, até cerca de 10 cm, em condições para o envasamento, decorreram 3 meses de cultura em meio base; foram depois lavadas e deixadas apenas em água destilada durante 8 a 15 dias, para aclimatação e para prosseguir o alongamento da raiz (Fig. 17d).
Decorridos mês e meio de aclimatação 80% das plantas produzidas em todos os ensaios foram instaladas em viveiro, de 40 plantas envasadas 32 foram plantadas.

Página anterior

Volver al índice

Página siguiente

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga