CONSERVAÇÃO IN VITRO E EX SITU E VALORIZAÇÃO DE ENDEMISMOS IBÉRICOS DAS APIACEAE PORTUGUESAS

Ana Cristina Pessoa Tavares dos Santos

Citometria de fluxo

Seguindo a metodologia descrita por Loureiro et al. (2007a; 2007b), o teor em DNA foi analisado no seguinte material vegetal:
- indivíduos de diferentes populações, das quatro subespécies nativas de Daucus carota (D. carotaL. subsp. carota; D. carota L. subsp. maximus (Desf.) Bal; D. carota L. subsp. gummifer (Syme) Hook. e D. carota L. subsp. halophilus (Brot.) A. Pujadas);
- indivíduos de quatro populações de Eryngium duriaei, em diferentes altitudes (superior e inferior a 1.700m).
O material vegetal fresco, da amostra a estudar (0,5 cm2 de tecido foliar), foi seccionado com uma lâmina afiada, juntamente com 0,5 cm2 de tecido foliar fresco padrão, numa caixa de Petri contendo 1 ml de tampão WPB (0,5 mM C7H19N34HCl, 30 mM de citrato de sódio.3H2O, 20 mM de MOPS, 80 mM de KCl, 20 mM de NaCl, 0,5 % (p/v) de Triton X-100), com o pH ajustado a 7,0, para libertação e manutenção da integridade dos núcleos. Como padrão usou-se Solanum lycopersicon cv. ‘Stupické’ (padrão de referência interno - 2C = 1.96 pg; Doležel et al., 1992) no caso de Daucus carota. Para Eryngium duriaei foi utilizado Pisum sativum, com um padrão de referência com 2C = 8,76 pg.
A suspensão nuclear foi passada através de um filtro de nylon de 50 mm para remover restos de tecido e fragmentos celulares de grandes dimensões. Em seguida, adicionou-se iodeto de propídio (50 mg/mL, PI, Fluka, Suíça) e RNase (50 mg/mL, Sigma, EUA). Após um período de incubação de 5 minutos, a intensidade relativa da fluorescência (FL) de pelo menos 1.300 núcleos G1 por pico foi analisada num citómetro de fluxo CyFlow Partec (Partec GmbH., Münster, Alemanha), utilizando o software FloMax (Partec GmbH). O pico G1 do padrão foi ajustado ao canal 200 e de seguida o sistema de amplificação foi ajustado para uma tensão constante ao longo da experiência. Os histogramas resultantes foram avaliados e o tamanho de genoma de cada amostra foi determinado usando a seguinte fórmula: média FL do pico G1 amostra/média FL do pico padrão G1 x tamanho de genoma do padrão.
O tamanho do genoma foi analisado através do teste one-way ANOVA. As diferenças no tamanho médio do genoma entre populações de cada taxon foram avaliadas usando o teste de Tukey de variação múltipla (SigmaPlot 12.2, SyStat Software).

Página anterior

Volver al índice

Página siguiente

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga