O TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Susana Maria Pereira da Silva

Enquadramento da estratégia do produto de saúde e bem-estar nos principais programas, a nível nacional e regional


A visão e estratégia assumida no PENT


A estratégia definida no PENT para o produto saúde e bem-estar está centrada especialmente nos centros de Spa & Welness e na ambição de Portugal se tornar um wellness destination, votando para um segundo plano as estâncias termais.
O produto de saúde e bem-estar caracteriza-se pela pouca oferta de Spas (qualificados) e pela existência de termas pouco atrativas para a atividade turística. A situação de referência apresentada no PENT é pautada por alguns constrangimentos:

Esta situação reflete-se na competitividade do segmento a nível nacional e internacional, onde Portugal representa apenas 1,4% da quota europeia do produto.
Segundo o PENT, o mercado de saúde e bem-estar genérico é o que melhores perspetivas de crescimento apresenta e melhor se adequa à oferta de Portugal. Neste sentido, a “Estratégia para Portugal - Wellness Destination prevê o aumento da competitividade, o desenvolvimento de uma oferta suficientemente variada e inovadora que seja capaz de penetrar no mercado internacional através da criação de condições para que as empresas que operam no setor sejam estimuladas a investir nas regiões, o desenvolvimento de clusters turísticos em regiões onde existam recursos naturais adequados à realização das atividades relacionadas com o bem-estar físico e psíquico (ex. Madeira e Açores) e a criação de massa crítica de centro lúdico-termais, estéticos, técnicas orientais, talassoterapia, entre outros, concentrada numa determinada região com características locais adequadas. O objetivo é a conquista de “notoriedade no mercado internacional de wellness, fazendo chegar ao conhecimento dos consumidores finais e intermediários turísticos uma imagem de marca turística forte neste mercado” (TP, 2006: 31).
Ao setor das estâncias termais coube-lhe a “Estratégia Secundária para Portugal” onde é necessário a formulação de um plano de competitividade e a adaptação às exigências do mercado, através do investimento na modernização das instalações, melhorias nas técnicas de gestão e criação de produtos de lazer. Quando a oferta termal conseguir alcançar um grau de modernização elevado e homogéneo poderá competir no mercado internacional a partir do conceito de Rede de Estâncias Termais com uma oferta de qualidade de elevado potencial turístico.
Em relação ao turismo de saúde e bem-estar, o PENT traçou um conjunto de objetivos a atingir num horizonte temporal de 10 anos:

Na sequência, as principais ações a desenvolver passam pela requalificação das estâncias termais com vista ao seu posicionamento internacional (alteração do modelo de negócio por associação progressiva ao bem-estar), desenvolvimento de Spas numa lógica de qualificação da oferta, desenvolvimento da talassoterapia, definição de standards de qualidade/certificação, implementação de estratégias de promoção e distribuição orientadas para os diferentes segmentos de mercado, desenvolvimento de parcerias entre alojamento e oferta termal numa ótica de produto global, formação de recursos humanos, qualificação da envolvente das unidades, valorização da oferta complementar e da rede de informação (clienting do modelo de negócio) (MEI, op.cit.).

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga