O TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Susana Maria Pereira da Silva

O Programa Operacional Regional do Centro (2007-2013)


A análise SWOT conduzida no âmbito do diagnóstico que precedeu a elaboração do PO Centro (2007-2013) aponta os recursos termais como uma das “forças” do Centro, cujos vestígios patrimoniais constituem hoje uma herança arquitetónica de grande relevância (hotéis, balneários), reconhecendo, contudo, o abandono e degradação de grande parte destas estruturas. Contudo, antevê na procura crescente do produto de saúde e bem-estar a nível mundial, uma “oportunidade” para a sua valorização económica assim como alavanca para a diversificação e dinamização do tecido económico local pelo que, no PO Centro, o termalismo é encarado como um recurso específico da região que deve ser valorizado, no seio da prioridade estratégica “Valorização do Território”.
Da matriz estratégica regional destaca-se o Eixo Prioritário 3 – Consolidação e Qualificação dos Espaços Sub-Regionais, cujas orientações são dirigidas aos territórios de baixa densidade assente em preceitos de coesão que passa invariavelmente pela competitividade dos mesmos. Neste eixo destacam-se as ações dirigidas à valorização económica dos recursos endógenos com vista à promoção do investimento privado assegurando condições para a criação local de emprego e rendimento, onde se enquadram os recursos termais (CCDRC, 2007, 2008).

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga