O TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Susana Maria Pereira da Silva

Compatibilização do quadro geral dos objetivos estratégicos com o Plano de Ação

As relações entre as medidas do plano de ação e o quadro de objetivos são diversas, por isso, a pertinência de cada medida para a concretização dos objetivos gerais e específicos propostos desenha-se numa matriz relacional (quadros 48 e 49) onde se pretende identificar qual a contribuição de cada ação para cada um dos objetivos propostos.
Esta compatibilização revela que a maior parte das ações do eixo I são estruturantes à concretização dos objetivos gerais e basilares, nomeadamente no que diz respeito à reafirmação e consolidação do destino termas e territórios termais nos circuitos turísticos regionais e à consolidação da identidade da região TCP e dos territórios termais como destino turístico de saúde e bem-estar, e de objetivos específicos, nomeadamente na criação de uma oferta diferenciada e diversificada, que prime pela originalidade e qualidade de excelência e de uma imagem turística atrativa.   


Compatibilização do Plano de Ação com cada estância termal


O plano de ação atrás apresentado trata-se da abordagem geral. Tendo em conta que se pretende que a estratégia seja territorializada, elaborou-se um mapa da aplicabilidade de cada medida e ação a cada realidade específica onde se pode verificar quais as linhas orientadoras mais pertinentes e urgentes para cada estância termal (quadros 50 e 51). As prioridades de cada medida e ação foram definidas tendo em conta a realidade de cada estância termal e as suas principais carências verificadas in situ e transmitidas pelos gestores/administradores tanto através dos questionários como das entrevistas realizadas.
Estes quadros permitem uma leitura ao nível das falhas e das linhas orientadoras já que a definição dos níveis de prioridade permite subentender quais os principais constrangimentos inerentes a cada estância termal e apontar caminhos a seguir no sentido de fazer face ou até mesmo suprimir as vulnerabilidades e maximizar as potencialidades de cada uma, tendo como base o plano elaborado a priori.
Note-se que apenas se apontam direções e não soluções para todos os problemas, assim como não se pretende a generalização e a delineação de um produto com características similares uma vez que há medidas e ações que são mais pertinentes e ajustadas a umas estâncias do que a outras. Cabe às estâncias termais, face aos caminhos apontados, encontrarem pontos que possam destacar e oportunidades a aproveitar, de modo a que construam uma oferta diferenciada e atrativa capaz de ser percebida pelo cliente como algo distinto e único, de ser competitiva e rentável em moldes sustentados e sustentáveis.
No seio dos três eixos deste plano de ação destacam-se um conjunto de medidas com um nível de prioridade elevada para as estâncias da região TCP:

Estas medidas afiguram-se como estruturantes para dotar estas estâncias termais de argumentos competitivos no seio do turismo de saúde e bem-estar em particular e do turismo em geral.
Este conjunto de orientações, com diferentes aplicabilidades e prioridades conforme as estâncias termais, basearam-se nas principais carências e dificuldades das mesmas, observadas a diversos níveis. Pretendeu-se apontar situações que poderiam ser melhoradas e oportunidades a aproveitar e maximizar em prol do aumento da competitividade económica das termas, contribuindo com possíveis soluções.
Cabe às estâncias termais coordenarem-se por forma a disponibilizarem uma oferta diversificada, original e integrada entre todas as unidades termais.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga