O TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Susana Maria Pereira da Silva

O perfil do consumidor de termalismo clássico e de saúde e bem-estar

Termalismo clássico e de saúde e bem-estar são dois segmentos com características algo diferentes mas têm nas estâncias termais a principal afinidade por aí poderem coexistir e complementarem-se. Desta forma, no âmbito do produto de saúde e bem-estar, privilegiou-se apenas as características inerentes aos frequentadores das estâncias termais.
Estabelecer o perfil completo do consumidor do produto de saúde e bem-estar não se tem revelado uma tarefa fácil, em especial pela falta de informação consistente e sistematizada, uma vez que a mesma se encontra dispersa por diversas fontes de informação permanecendo escassa, incompleta e desatualizada.
Na caracterização do cliente de termalismo clássico e bem-estar privilegiou-se informação presente em publicações da ATP (2006, 2009), em trabalhos de RAMOS (op. cit.), FRAQUILHO (op. cit.) e CAVACO (op. cit.). Já o perfil do cliente do segmento de saúde e bem-estar, para além da informação recolhida nos autores já citados, assentou na sua maioria no resultado do estudo realizado ao cliente europeu cuja caracterização é o resultado de inquéritos e entrevistas realizadas em dezembro de 2005, a peritos e operadores turísticos dos principais mercados europeus (TP, 2006).
A sistematização das informações gerais presentes em diversos documentos e a informação obtida através das entrevistas realizadas permitiu chegar a uma aproximação do perfil deste tipo de consumidor, e que se sistematizou no quadro 2, permitindo de forma rápida e clara perceber as principais diferenças entre o perfil dos tipos de clientes destes dois segmentos através de um conjunto de vetores de caracterização:

Esta caracterização permite confirmar que se tratam de dois segmentos de turismo compostos por consumidores com características bastantes distintas, antagónicas mesmo em alguns aspetos.

A informação referente ao perfil do cliente do termalismo clássico tem mantido as suas características gerais ao longo dos anos. Desta forma, o cliente deste segmento é idoso, com idade acima dos 45 anos, predominando as faixas etárias dos 65-74 e 55-64 anos, é maioritariamente feminino, reformado, proveniente de um estrato sócio-económico baixo, com rendimentos modestos, cujos tratamentos são, em larga escala, comparticipados pela Segurança Social, sendo fiéis ao termalismo e a cada destino.
A motivação central é a obtenção de cura o que obriga a um acompanhamento médico, por padecimento prévio de doença, sobretudo do foro reumatológico e músculo-esquelético. A época alta (meses de verão) é a privilegiada pelos aquistas para a realização da cura termal, que provêm principalmente dos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto e Interior Norte do País. Os hábitos de consumo resumem-se quase em exclusivo ao tratamento termal e alojamento de baixo custo, podendo desta forma ser identificados também como turistas, contudo, o aumento da mobilidade trouxe uma nova realidade, os movimentos pendulares que reduzem estes clientes a meros aquistas, não turistas.
A clientela clássica está associada a uma imagem negativa, decadente, envelhecida, doente, à monotonia e melancolia.
O cliente do segmento de saúde e bem-estar demonstra um caráter francamente antagónico ao anterior na maioria dos vetores de caracterização.
No cômputo geral trata-se de um mercado mais jovem que o anterior (dos 25-45 anos), embora se verifique também a faixa mais idosa, mas trata-se de uma franja de clientes com maior poder económico, provenientes de grandes centros urbanos.
A escolha deste produto é feita por iniciativa própria, mais livre e de acordo com as vontades de cada um, sem que seja condição sine quanon padecer-se de qualquer enfermidade, aliás é mais frequente tratar-se de um cliente saudável, tendo como motivação a procura de bem-estar geral, a reabilitação, a prevenção primária, a manutenção, o relaxe físico e psíquico.
Ao contrário do cliente clássico este é mais volúvel nas suas escolhas, procurando novas experiências e destinos, prefere estadas curtas de um dia, fim de semana ou alguns dias, e distribuídas por vários períodos do ano, evidenciando uma baixa sazonalidade. Verifica-se também que a percentagem de clientes estrangeiros é substancialmente superior à verificada no termalismo clássico, sendo clientes mais requintados, específicos e exigentes quando se trata de alojamento, cujas escolhas, que recaem em hotéis de gama média/alta, refletem a sua maior capacidade económica.
Esta clientela está associada a uma imagem positiva, de saúde e bem-estar, de jovialidade e beleza, de divertimento, descanso e relaxamento.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga