O TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Susana Maria Pereira da Silva

1.5. Estrutura do relatório


O presente trabalho está estruturado em cinco grandes partes: a introdução, o enquadramento conceptual/teórico, o diagnóstico estratégico, o plano de ação e a conclusão. Em anexo está organizada a Situação de Referência (Anexo I), o Plano de Ação (Anexo II) e os Questionários (Anexo III).
A parte inicial apresenta a temática de trabalho, os objetivos da investigação, a metodologia privilegiada assim como a sua estrutura organizativa.
A segunda parte debruça-se sobre a problematização da esfera temática termal, a importância do turismo de base termal e as suas atuais especificidades no seio da atividade turística global, definindo-se ainda o produto de saúde e bem-estar em Portugal, ao nível da sua constituição e evolução, enfatizando o segmento das estâncias termais, recurso base e justificação da elaboração deste trabalho.
A terceira parte marca a transição da análise teórica para o estudo de caso, sendo que num primeiro momento foi realizada uma análise ao nível do contexto externo europeu do turismo de saúde e bem-estar, onde se identificaram alguns dos exemplos de boas práticas e organização, enquadrou-se as termas nas estratégias de desenvolvimento territorial e nos principais programas orientados para o desenvolvimento termal e foi elaborada uma análise a diferentes escalas (nacional e regional) da dinâmica atual das estâncias termais.
Num segundo momento foram analisados os principais resultados dos inquéritos por questionário aos gestores/administradores das estâncias termais, o que permitiu conhecer a sua opinião quanto à atividade turística termal em geral e em particular e demarcar as principais tendências de resposta. Foi ainda avaliada a competitividade do produto de saúde e bem-estar através da observação das suas principais potencialidades, oportunidades, constrangimentos e ameaças, ao nível da região TCP e especificamente de cada realidade, uma resenha que espelhou igualmente os resultados dos questionários e entrevistas e também das visitas realizadas às estâncias termais.
Na quarta parte são apresentados a visão e objetivos estratégicos e é materializada num plano de ação a estratégia global e individual para as estâncias termais da região TCP, fruto dos resultados da fase de avaliação e diagnóstico que se estrutura em eixos estratégicos, projetos âncora, medidas e ações estratégicas. Um trabalho que pretende apontar caminhos para o desenvolvimento de cada estância.
Na última parte deste relatório são apresentadas as principais conclusões e uma síntese das principais reflexões que transpareceram ao longo desta investigação.
O anexo I dá corpo à análise feita ao território com base em parâmetros demográficos, económicos e turísticos que, conjuntamente com a análise SWOT elaborada, constitui a base da elaboração do Plano de Ação apresentado no anexo II. No anexo III são apresentados os inquéritos enviados aos gestores/administradores das termas em estudo assim como aos diversos serviços turísticos dos territórios termais.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga