O TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Susana Maria Pereira da Silva

O turismo de saúde e bem-estar na Europa

A Europa é rica em recursos minero-medicinais, conhecidos e reconhecidos desde a Antiguidade, usados nas áreas da medicina preventiva, da reabilitação e do bem-estar na vertente Spa resort, e vem traçando um caminho de sucesso no âmbito do segmento da saúde e bem-estar, cujas estâncias termais são também estâncias turísticas onde ambas as valências estão integradas e perfeitamente complementares (ATP, 2000).
Segundo dados da ESPA1 , todos os anos resorts e Spas de saúde europeus geram volumes de negócios de cerca de 20 biliões de euros, empregando mais de 500 mil pessoas diretamente e 1,2 milhões indiretamente, constituindo um dos grandes empregadores da União Europeia2 .

Relevância do setor


A nível europeu, a procura primária de viagens internacionais de saúde e bem-estar ascende aos 3 milhões, de 1 ou mais noites de duração, o que representa aproximadamente 1,2% do total de viagens de lazer realizadas pelos europeus, número que se estima ser de 7 milhões de viagens no que à motivação secundária diz respeito. Os gastos médios por pessoa que, neste setor são em geral maiores que nos restantes segmentos de turismo por incluírem tratamentos terapêuticos e/ou outros serviços de bem-estar especializados de variados preços, situam-se entre os 100 e 400 euros.
Apesar deste setor ser relativamente recente, cresceu cerca de 50% entre 2000 e 2004 e, o facto das suas potencialidades e valências ainda não estarem esgotadas beneficiando de uma margem de evolução e progressão bastante grande, prevê-se que a procura continue a crescer nos próximos anos a um ritmo anual que oscilará entre os 5% e os 10%, estimando-se que, dentro de uma década, o mercado duplique, atingindo um volume próximo dos 6 milhões de viagens anuais3 .

Os principais mercados recetores e emissores


A Alemanha é atualmente quem domina, na Europa, o mercado emissor de turistas de saúde e bem-estar, registando 3,7% de consumidores em relação ao total de turistas do país e concentrando 63% do total de viagens de saúde e bem-estar realizadas no conjunto dos consumidores europeus (quadro 3). Contudo, é a Itália que figura como o principal destino de saúde e bem-estar com 14,8 % de clientes, seguida de Espanha e Áustria. Portugal figura em 18º lugar nas escolhas da procura de saúde e bem-estar.
Uma pesquisa realizada junto dos consumidores europeus revela que o melhor destino de saúde e bem-estar, para a grande maioria, é o seu próprio país, a boa posição que Portugal ocupa nestas escolhas, sobretudo no mercado espanhol, assim como os seus principais concorrentes na oferta deste produto, nomeadamente Espanha, França, Alemanha, Itália e Suíça.

1 European Spas Association (Associação Europeia de Spas).

2 Informação disponibilizada no endereço eletrónico da ESPA (www.espaehv.com, a 07/08/10).

3 De acordo com o estudo realizado para o Turismo de Portugal (European Travel Monitor-2004, IPK; análise THR) na sequência da realização do PENT (TP, op. cit.).

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga