PLANEAMENTO TURÍSTICO EM MIRANDA DO CORVO CONTRIBUTO DE UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA

Luísa Daniela Moreira Adelino

2.2. O turismo como caminho para o desenvolvimento dos territórios e das populações

2.2.1. Tendências evolutivas do turismo e dos turistas

O conceito de turista está directamente associado ao de turismo (BARROS, 2003) e, embora se desconheça o momento exacto do aparecimento da palavra, é geralmente aceite que tem origem nas viagens que os ingleses realizavam no continente europeu, a fim de completarem a sua educação, sobretudo a partir dos finais do século XVII (BOYER, 2000 cit. em CUNHA, 2003).
Neste contexto, o turismo de massas, de sol e mar, que dominava até à década de 60 do século XX, traduziu-se, de forma gradual, numa saturação a vários níveis, o que fez emergir, a partir dos primeiros anos da década de 80 do mesmo século, uma procura de novas formas de turismo sociocultural e ambiental como o meio de destino (LIMA e PARTIDÁRIO, 2002 cit. em BORGES e LIMA, 2008). Assim os espaços rurais têm vindo a ser progressivamente incorporados na “categoria de espaços de turismo” (RIBEIRO, 2003, cit. em JESUS et al., 2008).
Temos vindo a assistir a grandes mudanças de atitude e comportamento das pessoas, constatamos que os gostos evoluíram e a apetência por diferentes produtos e práticas turísticas também mudaram profundamente (ROMÃO, 2006).
De acordo com MONTEIRO e CARVALHO (2006), o turista hoje é, cada vez mais, um consumidor verde, com crescente consciência ambiental e sensível às culturas locais, que procura experiências desafiantes e autênticas, mais flexíveis e saudáveis, as quais contrastam com a crescente urbanização dos locais onde vive. Gosta de praticar actividades ao ar livre, compra produtos locais genuínos e diferenciados, consome os produtos turísticos de forma ética e afectiva, procura um bom nível de serviços e está apto a fazer comparações.
Para esta mudança de preferência nos destinos turísticos contribuíram factores relacionados com os níveis crescentes de instrução da população, o crescente interesse pelo património e pelas culturas locais, a melhoria das vias de comunicação (LEAL, 2001, cit. em JESUS et al., 2008). E também a maior “sensibilidade ligada às questões de saúde e à estética corporal”, baseada numa alimentação supostamente natural, no gozo de ambientes físicos não poluídos e no exercício físico – caminhadas e actividades desportivas diversas (RIBEIRO, 2003, cit. emJESUS et al., 2008).
Criaram-se então, nestes territórios rurais fragilizados, fluxos no sentido inverso aos anteriores, assistindo-se assim, à chegada de novos actores, normalmente de origem urbana, que afluem a estes territórios motivados por lógicas de consumo de tempo e de lazer e aproximação à natureza, que o rural possibilita, contrastando com a vida nas cidades (VIEIRA, 2010).
Como consequência destes factores verificamos que ocorreu uma refuncionalização de muitos espaços rurais, adquirindo estes “um novo estatuto institucional: à sua tradicional função produtora de alimentos foi acrescentado um novo papel enquanto espaço de reserva natural, essencial no equilíbrio ecológico global, e como atracção num contexto de turismo e de lazer” (VIEIRA, 2010). Como a posição hegemónica da agricultura recuou nos espaços rurais contemporâneos, cada vez mais a atenção se encontra voltada para sectores complementares da actividade agrícola.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga