PLANEAMENTO TURÍSTICO EM MIRANDA DO CORVO CONTRIBUTO DE UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA

Luísa Daniela Moreira Adelino (CV)
luisa_daniela_a@hotmail.com

Leer gratis este libro en páginas web

Bajarse este libro gratis en formato PDF

Comprar este libro

ISBN-13: 978-84-15547-64-8
Nº Registro: 201237260

Sinopsis

Apresentado como um possível caminho para o desenvolvimento territorial, o turismo é um sistema complexo cujo funcionamento equilibrado depende do funcionamento de um variado conjunto de outros sistemas que têm de ser compatibilizados entre si.
As tendências evolutivas do turismo em Portugal (e na Europa) revelam o crescimento relativo de modalidades que configuram novas escolhas geográficas, como por exemplo as que valorizam o campo, os planos de água e as áreas de montanha.
Os novos produtos destinados a captar segmentos específicos da procura turística, são também uma oportunidade para requalificar e revitalizar os territórios, e melhorar a qualidade de vida das populações.
            Neste contexto emergiu um novo tipo de turista, mais activo e participativo, com interesses mais diversificados, mais informado e exigente.
             As áreas rurais localizadas em ambientes de montanha oferecem uma base de recursos diversificados e de extrema importância para o desenvolvimento de actividades turísticas, que lhes conferem um lugar de destaque no panorama dos destinos turísticos actuais. Contudo, estes territórios, fruto das especificidades que lhes são inerentes, apresentam muitas fragilidades.
            Se por um lado o turismo pode criar novas oportunidades, também é gerador de problemas. Deste modo, o planeamento turístico adquire uma especial importância no desenvolvimento destes territórios.
            O concelho de Miranda do Corvo é um exemplo interessante para analisarmos como têm vindo a ser levadas a cabo as iniciativas de carácter turístico. Após uma contextualização geral deste território, procedemos à identificação dos seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades, apresentamos um levantamento dos recursos e produtos turísticos e, por último, fazemos uma análise das estratégias e planos para o turismo em Miranda do Corvo, através de uma análise retrospectiva e da apresentação dos planos a implementar num futuro próximo.

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados

El conjunto de métodos aplicados al conocimiento de la ciencia, derivan de la Epistemología, que es una rama de la filosofía. La Epistemología es la aplicación de los principios de la Teoría del Conocimiento, en este caso, al conocimiento de la ciencia Económica. Al dar comienzo a esta obra, postulo que la ciencia económica y, con ella, su método, es la más teñida por los intereses ideológicos.
Libro gratis
Congresos

07 al 21 de junio
II Congreso EUMEDNET sobre

Desarrollo Económico, Social y Empresarial en Iberoamérica

11 al 25 de julio
XI Congreso EUMEDNET sobre

Turismo y Desarrollo

9 al 23 de octubre
VI Congreso Virtual Internacional sobre

Arte y Sociedad: Paradigmas digitales

1 al 15 de noviembre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Desigualdad Social, Económica y Educativa en el Siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga