TURISMO E DESENVOLVIMENTO ESTUDOS DE CASO NO CENTRO DE PORTUGAL

Paulo Carvalho

2.2 Lazeres turísticos

Os territórios de montanha oferecem uma base de recursos diversificada de extrema importância para o desenvolvimento de actividades turísticas, que lhes conferem um lugar de destaque no panorama dos destinos turísticos mais populares do mercado turístico actual (Borges e Lima, 2006; Adelino, 2010). As características únicas das montanhas – cenários de extrema beleza cénica, traços biofísicos excepcionais, diversidade, isolamento e autenticidade natural e cultural – proporcionam as condições ideais para a prática de uma panóplia de actividades que enformam alguns dos mais interessantes produtos turísticos alternativos da actualidade, a maioria dos quais se inserem numa lógica de desenvolvimento sustentável, que os próprios territórios de montanha demandam.
As tendências evolutivas do turismo em Portugal (e na Europa) revelam o crescimento relativo de modalidades que configuram novas escolhas geográficas como, por exemplo, as que valorizam o campo, os planos de água e as áreas de montanha.
O desenho de novos produtos turísticos, sendo uma resposta às mudanças de comportamento e de interesses dos turistas (cada vez mais activos, participativos, informados e exigentes), no sentido de captar segmentos específicos da procura turística, é também uma oportunidade para requalificar e revitalizar os territórios, e melhorar a qualidade de vida das populações.
Ao longo do tempo, são evidentes os sinais de utilização das montanhas como espaços turísticos. A título de exemplo, podemos referir que no século XVIII, os turistas começaram a procurar as montanhas para vilegiatura estival, nomeadamente nos Alpes suíços e italianos, nos percursos habitualmente seguidos pelos viajantes do Grand Tour. Nesta altura estas eram procuradas na época estival para servirem de inspiração a importantes pintores, para a prática do termalismo e para o tratamento de maleitas associadas ao sistema respiratório.
Mais tarde os turistas passaram também a apreciar a brancura e o frio da neve. Surgiram desportos como o esqui e a patinagem no gelo e, até recentemente, as práticas nas áreas de montanha se relacionavam exclusivamente às actividades ligadas à neve e a classes sociais de elevado poder económico (Cavaco, 2007).
Por outro lado, sobretudo a partir da década de 70 (do século XX), com a crescente consciencialização ambiental do Homem e a importância do desenvolvimento sustentável, procurou-se valorizar, através da preservação, os espaços de grande integridade ecocultural existentes nalgumas montanhas, originando assim áreas com estatuto de protecção designadamente os parques naturais. Estas áreas de montanha tornaram-se assim alvos de valorização e preservação (Cavaco, 2007).
Nos últimos anos temos vindo a assistir a uma democratização no acesso aos serviços de turismo nas áreas de montanha e a uma maior diversificação das actividades que se levam a cabo nestes territórios.
Apesar da dificuldade em identificar as actividades turísticas que se desenvolvem apenas em espaços de montanha (tal como a questão relacionada com a delimitação das montanhas), não há dúvida que estas actividades podem capitalizar a diversidade de características ecológicas e culturais das áreas de montanha, permitindo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de outros produtos turísticos complementares nos territórios de montanha.
Assim, as especificidades das montanhas fazem delas o único local possível para a prática de determinadas actividades, cada vez mais procuradas e valorizadas em termos turísticos (Borges e Lima, 2006). É o caso de actividades associadas ao turismo activo, de aventura ou radical, de natureza, ecoturismo, e outras modalidades interligadas, de que se podem destacar o montanhismo, alpinismo, escalada, trekking, orientação, bicicleta todo-o-terreno, downhill, todo-o-terreno turístico, parapente ou paramotor, heli-ski ou heli-hike, entre outras.
Contudo a questão do respeito pelos limites de capacidade de carga por parte da actividade turística nos territórios de montanha é tanto mais complexa, quanto não existe em Portugal regulamentação específica dirigida, concretamente, ao turismo de montanha, podendo no entanto encontrar-se algumas referências dispersas em diplomas legais que enquadram diversas actividades turísticas que, de alguma forma, se podem desenvolver em territórios de montanha (Borges e Lima, 2006).

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga