BIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMíA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES


TURISMO E DESENVOLVIMENTO ESTUDOS DE CASO NO CENTRO DE PORTUGAL

Autores e infomación del libro

Paulo Carvalho

paulo.carvalho@fl.uc.pt


A presente obra pretende divulgar e disponibilizar um conjunto de trabalhos com génese em processos de investigação relacionados com cursos de Mestrado (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril - Portugal), nas áreas temáticas de Geografia (Ordenamento do Território e Desenvolvimento) e Turismo (Gestão Estratégica de Destinos Turísticos). A orientação e a participação nas tarefas de investigação, permitiu estabelecer parcerias como a apresentação de comunicações em eventos científicos e a publicação de textos. O intuito de alargar a difusão das nossas ideias e chegar a públicos mais diversificados (estudantes, docentes, investigadores, técnicos, gestores, políticos, entre outros) encontrou nesta plataforma um meio de enorme relevância para concretizar estes objectivos estratégicos.
O critério de selecção e o fio condutor dos textos reunidos neste volume revelam a primazia do turismo e a ligação ao desenvolvimento (dinâmicas e perspectivas) em contextos de baixa densidade, em particular ambientes rurais e de montanha, através de quatro estudos de caso na Região Centro de Portugal.
A estrutura do livro deixa antever um alinhamento de matérias que começam com exemplos de iniciativas vinculadas ao turismo e património em contexto rural de montanha, avançam para o turismo de passeio pedestre e as suas configurações espaciais mais recentes, e contemplam as estratégias para promover o termalismo e o turismo de saúde e bem-estar.
A organização dos textos reflecte a preocupação de contextualizar e sedimentar as temáticas em análise/discussão, através de uma articulação de escalas (global, internacional e nacional), com as principais referências internacionais em matéria de trabalhos publicados, e ainda aprofundar ou explicitar as linhas orientadoras por via de componentes empíricas centradas em escalas de análise regional e local.
Em relação aos conteúdos abordados, é importante realizar um ponto de situação no sentido de explicar, de forma breve mas concisa, o estado da arte. Apesar de as práticas turísticas remontarem a tempos recuados, apenas nas últimas décadas se verifica uma verdadeira organização e sistematização do turismo, de tal forma que o turismo moderno, na perspectiva das facetas que hoje se reconhecem, tem pouco mais de cinco décadas. Em particular é a segunda metade do século passado que marca o enraizamento e uma fase de grande crescimento e diversificação da actividade turística no plano internacional.
Desde o início dos anos 50 (do século XX) até aos nossos dias, o número de turistas internacionais cresceu de forma espectacular: 25 milhões (1950), 170 milhões (1970), 500 milhões (1990), 698 milhões (2000) e 940 milhões (2010). As previsões mais recentes da Organização Mundial do Turismo, divulgadas em Outubro de 2011, apontam para cerca de 1800 milhões em 2025. Contudo, o ritmo de crescimento será mais moderado que em décadas anteriores: 3.3%/ano o que equivalente a um valor absoluto de 43 novos milhões de turistas internacionais.
No período em análise, o turismo assumiu, de modo crescente, a importância de uma das principais e mais promissoras actividades económicas a nível mundial. Em Portugal, como reconhece o “Plano Estratégico Nacional do Turismo” (publicado no Diário da República, 1ª série, nº 67, de 4 de Abril de 2007), o turismo é um dos principais sectores da economia nacional, «tendo o seu peso na economia vindo a crescer nos últimos anos (11% do PIB em 2004)», empregando cerca de 11% da população activa.
Esta trajectória ascendente, justificada pela conjugação de diversos factores de progresso e bem-estar material e imaterial, é acompanhada de importantes alterações na configuração e estruturação da actividade turística, e de mudanças de comportamento dos turistas. De igual modo, o interesse crescente dos lugares no sentido de captar fluxos turísticos conduziu a importantes preocupações designadamente no que ao planeamento do turismo diz respeito.
Com efeito, a segmentação e a especialização dos mercados turísticos, as mudanças qualitativas que se desenham em termos de comportamento dos turistas, as orientações e os quadros normativos internacionais no âmbito do desenvolvimento e do património, entre outros factores, explicam a pertinência das preocupações em matéria de planeamento e sustentabilidade do turismo, tendo em vista reduzir as suas externalidades negativas, preservar os recursos e distribuir de forma equitativa os seus benefícios.
O património, conceito multidimensional e de crescente amplitude e plasticidade temática (no amplo espectro das dimensões tangíveis e intangíveis), destaca-se como recurso diferenciador dos territórios e pode ser utilizado para obter vantagem no quadro da competição entre os lugares, por via de estratégias inovadoras que tendem a envolver agentes/operadores públicos e privados (cada vez mais em regime de parceria e segundo uma lógica de rede), no desenho de novos produtos de turismo (como, por exemplo, nas vertentes ecológica e cultural) destinados a captar segmentos específicos da procura turística.

 


Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/libros/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net