TURISMO E DESENVOLVIMENTO ESTUDOS DE CASO NO CENTRO DE PORTUGAL

Paulo Carvalho

4. Conclusão

Nas últimas três décadas, o quadro evolutivo das políticas europeias para o mundo rural reflecte mudanças significativas. De facto, após um período de domínio das preocupações produtivistas e economicistas direccionadas para o sector agrícola (do início dos anos 60 ao final dos anos 80 do século XX), começa a evidenciar-se a transição para um modelo de desenvolvimento centrado na sociedade rural e na estruturação das suas paisagens, privilegiando a dimensão territorial, ambiental e patrimonial destes territórios de baixa densidade.
Valoriza-se agora a multifuncionalidade da agricultura e do mundo rural e reconhece-se a singularidade e especificidade destes territórios que concentram um potencial de recursos que merece ser valorizado e preservado, e que são cada vez mais apreciados pela sociedade urbana. O objectivo central é conciliar a prática agrícola com as preocupações ambientais, paisagísticas e com a preservação e valorização do património cultural e natural, onde os conceitos de sustentabilidade, subsidiariedade e de parceria comandam as principais orientações para o desenvolvimento das áreas rurais e a melhoria da qualidade de vida das suas populações.
Os espaços rurais de montanha pelas dificuldades (estruturais e funcionais) e situações de marginalidade que têm sofrido nas últimas décadas suscitam, de igual modo, preocupações prioritárias de ordenamento e desenvolvimento territorial. A (re)descoberta da montanha, a valorização dos seus recursos ecológicos e culturais, e a crescente utilização do tempo livre, são elementos decisivos que vêm conferir a estes territórios novas funcionalidades/actividades (residenciais, recreativas, turismo, desporto, entre outras).
Neste sentido, apesar da complexidade, diversidade e frequente desarticulação de políticas e intervenções, e reconhecendo a necessidade de integrar políticas dirigidas ao mundo rural de forma a incentivar e diversificar a sua base económica, importa avaliar e compreender os seus resultados económicos, sociais e territoriais, e assim influenciar a estruturação de novas políticas e instrumentos de desenvolvimento.
A matriz empírica da nossa investigação aplicada está relacionada com a implementação de programas de turistificação e patrimonialização, designadamente as Aldeias Históricas de Portugal (1994-1999; 2000-2006). De forma particular centrámos a nossa análise na aldeia do Piódão (Serra do Açor – Cordilheira Central), no sentido de explicitar os resultados das intervenções (e de outras decorrentes de programas complementares) e o modo com contribuíram para a revitalização do tecido económico e social, a requalificação territorial, a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes, e o reforço da capacidade local de atracção de visitantes.
Da parte dos residentes é evidente uma dualidade de opinião sobre o turismo. A bipolaridade deste fenómeno (com dimensões positivas e negativas) decorre da percepção de que o turismo não resolveu os problemas mais relevantes para uma população muito envelhecida, com baixo nível de escolarização, e que perdeu a sua privacidade com a abertura da Aldeia. Contudo, o turismo incentivou a criação de novas actividades económicas, nomeadamente restauração, cafetaria, comércio de artesanato e produtos endógenos, e alojamento (em especial no contexto do turismo em espaço rural).

imagen1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Elaboração Própria

Figura 5. Tipologia de utilização dos imóveis (Piódão, Dezembro de 2009)

 
Por outro lado, o turismo não conseguiu, até ao momento, alterar de forma substancial, a matriz da propriedade urbana do Piódão. Ao contrário de outros lugares de montanha, como é o caso de algumas aldeias da (vizinha) Serra da Lousã, como o Talasnal e o Casal Novo, onde desde meados dos anos 70 (século XX) a residência secundária impulsionou a patrimonialização das suas paisagens e a transição rápida da propriedade dos imóveis para os novos utilizadores (urbanos), a titularidade dos imóveis do Piódão (utilizados para habitação ) revela uma presença esmagadora de proprietários com ligação familiar à aldeia (mais de 95%, de acordo com o nosso levantamento de campo realizado em Dezembro de 2009). Contudo, a tipologia de utilização dos imóveis reflecte de forma evidente a influência do turismo no Piódão (figura 5).
O Piódão abriu-se ao país e ao mundo, que descobriu (e venera) o encanto da sua paisagem cultural, mas a aldeia permaneceu muito fechada em termos de titularidade da propriedade urbana e, sobretudo para os mais idosos (que são a matriz do espírito do lugar), é evidente a dificuldade de adaptação aos sinais mais impetuosos da modernidade. Dois mundos (os velhos serranos e os visitantes) que se cruzam a cada instante no mesmo lugar… que partilham espaços (outrora feudos da vida rural) entre memórias desvanecidas, silêncios e até vazios de mensagem!
Das estratégias para o desenvolvimento actual do Piódão (e das Aldeias Históricas de Portugal), no âmbito do actual período de execução das políticas públicas (2007-2013), destacamos as novas oportunidades que decorrem de programas como, por exemplo, o PROVERE (Programa de Valorização dos Recursos Endógenos), que pretende estimular iniciativas de melhoria da competitividade territorial de áreas de baixa densidade que visem dar valor económico aos recursos endógenos e singulares destes territórios (como o património cultural e natural). Alicerçados numa perspectiva de integração programática inovadora, os PROVERE centram-se no estabelecimento de parcerias, envolvendo actores públicos e privados (empresas, associações empresariais, municípios, instituições de ensino e de I&D, agências de desenvolvimento regional, associações de desenvolvimento local, entre outras instituições relevantes), e congregam um conjunto de projectos subordinados à valorização económica de um recurso territorial emblemático.
A iniciativa Rede das Aldeias Históricas de Portugal é uma das oito candidaturas aprovadas pelo Programa Operacional da Região Centro (2007-2013) no âmbito das Acções Preparatórias do PROVERE. Este Plano apresentado pela Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas pretende dar continuidade aos investimentos realizados nos últimos dois Quadros Comunitários de Apoio e consolidar a Rede das Aldeias Históricas como um produto turístico com potencial relevante no que diz respeito ao turismo cultural, turismo de natureza e turismo em espaço rural.
A definição de um novo modelo de gestão da marca “Aldeias Históricas de Portugal”, sob responsabilidade desta Associação, é ainda complementado no âmbito das Estratégias de Eficiência Colectiva (EEC), por um recente programa de acção que apresenta como foco temático a Rede das Aldeias Históricas de Portugal e do Património Judaico. O PROVERE das Aldeias Históricas e do Património Judaico, centrado na Beira Interior Norte, Beira Interior Sul, Cova da Beira e Pinhal Interior Norte, é uma oportunidade para a geração de sinergias ao nível dos serviços turísticos oferecidos, tornando a associação de ambas as Redes (sem colocar em causa a identidade e especificidade de cada uma) num produto turístico mais atractivo, mais valorizado e reconhecido pelos mercados.
No contexto das candidaturas aprovadas no âmbito das Acções Preparatórias do PROVERE, e com particular interesse para o nosso caso de estudo, referimos também o programa de acção “BuY NATURE – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas” coordenado pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, com base numa rede de parceiros públicos e privados que se repartem pelas NUT III da Beira Interior Norte, Beira Interior Sul, Cova da Beira, Pinhal Interior Norte, Pinhal Interior Sul e Serra da Estrela, entre os quais se encontram a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, a Associação das Aldeias Históricas de Portugal e a Naturtejo.
Esta iniciativa pretende potenciar os recursos endógenos do património natural das áreas classificadas de montanha da Região Centro (complementados pelo respectivo património cultural), através da implementação de uma estratégia de base territorial alicerçada no turismo de natureza, no desporto de natureza e no turismo activo, e procura afirmar-se como uma iniciativa que reforce a competitividade do território e promova uma abordagem sustentável no uso dos recursos endógenos assente num trabalho de parceria entre os agentes locais.

 

Referências bibliográficas
Akroid, D. (2003). Agriculture and rural development planing. A process of transition, Aldershot, Ashgate, 238 pp.
Arroyo, F. M. (2006). “El desarrollo rural en el contexto de la Unión Europea”, Norba, XI, pp. 11-20.
Barros, J. (2004). A projecção do quotidiano no turismo e no lazer, Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 152 pp.
Butler, R; Hall, C. M. e Jenkins, J. (eds.) (1998). Tourism and recreation in rural areas,Chichester, John Wiley & Sons, 328 pp.
Carvalho, P. (2006). “Turismo cultural, património e políticas públicas em contextos rurais de baixa densidade”, In Santos, G.; Vieira, R. e Mendes, M. (eds.). Actas do Congresso de Turismo Cultural, Território e Identidades, Leiria, Instituto Politécnico de Leiria, 21 pp.
Carvalho, P. (2007). “O turismo nas estratégias de desenvolvimento do mundo rural português: complemento ou alternativa?”, In Cruz, F. (org.). Actas do IV Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, Póvoa de Varzim, AGIR, pp. 1745-1768.
Carvalho, P. (2009). Património construído e desenvolvimento em áreas de montanha. O exemplo da Serra da Lousã, Lousã, Câmara Municipal da Lousã, 657 pp.
Carvalho, P. e Correia, J. (2008). “Turistificação, patrimonialização e dinâmicas territoriais em contexto rural de montanha: o exemplo do Piódão”, Actas do III Congresso de Estudos Rurais, Lisboa, SPER, 15 pp.
Carvalho, P. e Correia, J. (2009). “Turismo, património(s) e desenvolvimento rural: a percepção local da mudança”, In Moreno, L.; Sánchez, M. M. e Simões, O. (coord.). Cultura, Inovação e Território: o Agroalimentar e o Rural, Lisboa, SPER (Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais), pp. 187-196.
Cavaco, C. (1996). “Do despovoamento rural ao desenvolvimento local: desafio ou utopia”, Actas do Seminário Dinamismos sócio-económicos e (re)organização territorial: processos de urbanização e de reestruturação produtiva. Coimbra, IEG/FLUC, pp. 333-355.
Cavaco, C. (1999-a). “O mundo rural português: desafios e futuros?”, In Cavaco, C. (coord.). Desenvolvimento Rural. Desafio e Utopia, Lisboa, CEG, pp. 135-148.
Cavaco, C. (1999-b). “O turismo rural nas políticas de desenvolvimento do turismo em Portugal”, In Cavaco, C. (coord.). Desenvolvimento Rural. Desafio e Utopia, Lisboa, CEG, pp. 281-292.
Cavaco, C. (1999-c): “Turismo rural e turismo de habitação em Portugal”, In Cavaco, C. (coord.). Desenvolvimento Rural. Desafio e Utopia, Lisboa, CEG, pp. 293-304.
Cavaco, C. (2005). “Novas formas de habitar os espaços rurais”, In Medeiros, C. A. (coord.). Geografia de Portugal. Actividades Económicas e Espaço Geográfico (vol. 3), Lisboa, Círculo de Leitores, pp. 78-91.
Cavaco, C. e Moreno, L. (2006). “As ligações rural-urbano”, Revista Pessoas e Lugares, nº 41, pp. 4-6.
CCRC (2002). Aldeias Históricas de Portugal. Um Património com Futuro, Coimbra, Comissão de Coordenação da Região Centro, 27 pp. 
Correia, J. e Carvalho, P. (2011). “Turismo e desenvolvimento rural. O caso do Piódão (Aldeias Históricas de Portugal)”, Cadernos de Geografia, Coimbra, Departamento de Geografia (Universidade de Coimbra) e Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, nº 28/29 (2009/2010), pp. 117-130.
Correia, J. (2009). Turismo, património e desenvolvimento em ambientes de montanha: o caso do Piódão. Dissertação de Mestrado em Geografia apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 185 pp. 
Cravidão, F. (2006). “Turismo e cultura: dos itinerários ao lugar dos lugares”, In Fonseca. M. L. (coord.): Desenvolvimento e território: espaços rurais pós-agrícolas e novos lugares de turismo e lazer, Lisboa, CEG, pp. 269-278.
DGT (2002). O turismo em Portugal em 2001, Lisboa, Direcção Geral do Turismo.
DGT (2006). Férias dos Portugueses: 2005, Lisboa, Direcção Geral do Turismo.
DGT (2007). Férias dos Portugueses: 2006,Lisboa, Direcção Geral do Turismo.
Donadieu, P. (1999). “Campagnes urbaines: de la realité aux symboles”, In Gonidec-poullaouex, Ph. et al. (dir.): Le paysage: territoire d’intentions, Paris, L’Harmattan, pp. 79-92.
Duarte, T. (coord.) (2007). O Turismo no Espaço Rural 2006, Lisboa, Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos/Divisão de Recolha e Análise Estatística, 21 pp.
Estrada, E. M. (2006). “Nuevas orientaciones de la política europea de desarrollo rural. A propósito del Nuevo Regulamento de Desarrollo Rural”, Actas del VI Coloquio Ibérico de Estudios Rurales, Huelva, UIA/AEEA, 21 pp.
Fernández, L. P. (2002). “El paisaje agrário en el discurso territorial de la PAC y en la ordenación de los espacios rurales”,  Actas del XI Coloquio de Geografía Rural, Santander, Universidad de Cantabria (Servicio de Publicaciones), pp. 234-242.
Ferreira, A. (2004). Turismo no espaço rural: formas de alojamento e impacto na sub-região Minho-Lima. Dissertação de Doutoramento em Geografia apresentada à Universidade de Coimbra, Coimbra, 524 pp.
Fonseca, F., e Ramos, R. (2008). “Dinâmicas do turismo em espaço rural em regiões de baixa densidade: o exemplo de Almeida”, Actas do III Congresso de Estudos Rurais (CIER), Lisboa, SPER, 16 pp.
Hall, D.; Roberts, L. e Mitchell, M. (eds.) (2003). New directions in rural tourism, Aldershot, Ashgate, 237 pp.
Holloway, L. e Kneafsey, M. (eds.) (2004). Geography of rural cultures and societies, Aldershot, Ashgate, 334 pp.
Iglésias, E. L. (2004). “El proceso de ajuste structural en la agricultura española durante la década de los 90: implicaciones para el modelo de agricultura”, Actas do V Colóquio Hispano-Português de Estudos Rurais, SPER/IPB/AEEA, 20 pp.
Jesus, L., Kastenholz, E., e Figueiredo, E., (2008). “A oferta do turismo no espaço rural. Estudo de caso da Região Dão-Lafões”, Actas do VII Colóquio Ibérico de Estudos Rurais, Coimbra, ESAC e SPER, 16 pp.
Joaquim, G. (1999). “Turismo e mundo rural: que sustentabilidade?”, In Cavaco, C. (coord.). Desenvolvimento Rural. Desafio e Utopia, Lisboa, CEG, pp. 305-312.
Lane, B. (1994). “What is rural tourism?”, The Journal of Sustainable Tourism, 2 (182), pp.7-21.
Mcgettigan, F. (2005). “Uma análise do turismo cultural e a sua relação dos lugares de Peregrinação”, In ITP (ed.). Novos Consumos. Novos Produtos, Lisboa, Instituto de Turismo de Portugal, pp. 127-146.
Moreno, L. (1999). “A Serra do Açor e o Piódão: refúgios de uma ruralidade recriada”, In Cavaco, C. (coord.). Desenvolvimento Rural. Desafio e Utopia, Lisboa, CEG, pp. 395- 413.
Novais, C. (2006). “Diversificação e diferenciação dos produtos turísticos portugueses: uma forma de combater as assimetrias regionais”, Comunicações do 12º Congresso da APDR, Viseu, Escola Superior de Tecnologia de Viseu, 28 pp.
PENT (2007). “Plano Estratégico Nacional do Turismo”, In Diário da República, 1ª Série, nº 46, 4.4.2007, pp. 2166-2174.
Redelif, M.; Haan, H. e Kasinis, B. (eds.) (1997). Sustainable rural development, Aldershot, Ashgate, 224 pp.
Ribeiro, M. (2003). “Espaços rurais como espaços turísticos: reflexões em torno da construção da oferta de turismo em espaço rural, em Portugal”, In Portela, J. e Caldas, J. C. (orgs.). Portugal Chão, Oeiras, Celta Editora, pp. 189-198.
Sirgado, J. (1993). “Turismo nas regiões portuguesas – contributo para a modelação de um cenário de desenvolvimento e inovação para o final do século”, Inforgeo, nº. 6, pp. 71-82.
Torres, M. (1998). “Un turismo alternativo: reutilización de molinos y almazarras”, Cadernos de Turismo, nº. 2, pp. 147-158.
Vergunst, J; Árnason, A. e Shucksmith, M. (eds.) (2009). Comparing rural development. Continuity and change in the countryside of Western Europe, Aldershot, Ashgate, 212 pp.
Vieira, C. (2005). “O papel da animação turística nos territórios rurais”, Jornal de Animação da Rede Portuguesa Leader +, nº 30, II série, pp. 3.
Woods, Michael (2007).  Rural Geography. Processes, responses and experiences in rural restructuring, London, SAGE Publications, 330 pp.


       Trata-se de 111 imóveis (em 208 imóveis contabilizados na Aldeia, incluindo palheiros e arrecadações). A ocupação permanente vincula 30.6% e a ocupação sazonal é responsável por 67.6% dos imóveis relacionados com a habitação.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga