INTRODUÇÃO A EPISTEMOLOGIA DA CIENCIA

INTRODUÇÃO A EPISTEMOLOGIA DA CIENCIA

Christian José Quintana Pinedo(CV)
Karyn Siebert Pinedo (CV)

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1.5.3.2 O empirismo

O empirismo tem sua origem na palavra grega empeiria que significa experiência sensorial, esta corrente opõe-se à tese do racionalismo (segundo a qual o pensamento, a razão, é a verdadeira fonte de conhecimento), a antítese que diz:

“a única fonte do conhecimento humano é a experiência”.

Principais defensores desta corrente do conhecimento são Locke (1632-1704), Berkeley e Hume (1711-1776), eles discutiram em essência que o conhecimento tem sua fonte fora do individuo e que ele é interiorizado através dos sentidos. Posteriormente discutiram que o individuo ao nascer é como uma lousa limpa na qual as experiências são escritas a medida que ele cresce.

Assim, o espírito humano está por natureza vazio; é uma tábua rasa, uma folha em branco onde a experiência escreve. Todos nossos conceitos, incluindo os mais gerais e abstratos, procedem da experiência.

Enquanto os racionalistas procedem da matemática, a maior parte das vezes, a história do empirismo revela que seus defensores procedem quase sempre das ciências naturais (lógica trivalente: é, não é ou acho que é).

Nas ciências naturais a experiência representa um papel decisivo, nelas trata-se sobretudo de comprovar exatamente os fatos mediante uma cuidadosa observação; o investigador esta entregue à experiência. É natural quem trabalha com este método tenha tendência para de antemão colocar o fator empírico sobre o racional.

Para o empirismo, a matemática tem o caráter de ferramenta para resolver problemas concretos do contexto mais perto do estudante, isto é, a utilidade imediata tem que ser o fator de motivação no processo do aprendizagem, não obstante, carece de profundeza para formar conceitos e abstrações pelo que estudante está privado de desenvolver sua criatividade (estudante sem imaginação), isto é como, se os matemáticos que seguem esta corrente são rebeldes a aceitar os novos membros em sua comunidade, por isso limitam o aprendizado ao necessário. O ponto alto desta corrente é o raciocínio indutivo, que após considerar um suficiente número de casos particulares, conclui uma verdade geral.