INTRODUÇÃO A EPISTEMOLOGIA DA CIENCIA

INTRODUÇÃO A EPISTEMOLOGIA DA CIENCIA

Christian José Quintana Pinedo(CV)
Karyn Siebert Pinedo (CV)

Volver al índice

3.8.2 Como resolver problemas, segundo G. Polya.

Procurando organizar um pouco o processo de resolução de problemas, Polya o dividiu em quatro etapas, que resumimos abaixo. Antes de passarmos a elas, é muito importante enfatizar que Polya nunca pretendeu que sua divisão sugerisse que elas devam ser percorridas uma depois da outra, sem que nunca seja conveniente ou necessário voltar atrás funcionasse como uma receita.

3.8.2.1 Entenda o problema.

1º. Primeiro você tem de entender o problema.

2º. Qual é a incógnita? Quais são os dados? Quais são as condições? É possível satisfazer as condições? Elas são suficientes para determinar a incógnita? Ou são insuficientes? Ou redundantes? Ou contraditórias?

3º. Faça uma figura. Outra se necessário. Introduza notação adequada.

4º. Separe as condições em partes.

3.8.2.2 Construa uma estratégia de resolução.

Ache conexões entre os dados e a incógnita. Talvez seja conveniente considerar problemas auxiliares ou particulares, se uma conexão não for achada em tempo razoável. Eventualmente, Você deverá ser capaz de “bolar” um plano ou estratégia de resolução.

 Você já encontrou este problema ou algum parecido?

 Você conhece um problema semelhante?

 Você conhece teoremas ou fórmulas que possam ajudar?

Olhe para a incógnita! E tente achar um problema familiar e que tenha uma incógnita semelhante. Aqui está um problema relacionado com o seu e que você já sabe resolver. Você consegue aproveitá-lo? Você pode usar seu resultado ? Ou seu método?

Deve-se introduzir algum elemento auxiliar de modo a viabilizar esses objetivos? Você consegue enunciar o problema de uma outra maneira ? Se você não consegue resolver o problema dado, tente resolver um problema parecido. Você consegue imaginar um caso particular mais acessível? Um caso mais geral e mais acessível? Você consegue resolver alguma parte do problema? Mantenha apenas parte das condições do problema e observe o que ocorre com a incógnita, como ela varia agora ? Você consegue obter alguma coisa desde os dados? Você consegue imaginar outros dados capazes de produzir a incógnita ? Você consegue alterar a incógnita ou os dados, ou ambos, de modo que a nova incógnita e os novos dados fiquem mais próximos? Você está levando em conta todos os dados? E todas as condições?

3.8.2.3 Execute a estratégia.

Freqüentemente, esta é a etapa mais fácil do processo de resolução de um problema. Contudo, a maioria dos principiantes tendem a pular para essa etapa prematuramente, e acabam dando-se mal. Outros elaboram estratégias inadequadas e acabam se enredando terrivelmente na execução.

Ao executar a estratégia, verifique cada passo. Você consegue mostrar claramente que cada um deles está correto?

Revise.

Examine a solução obtida.

 Verifique o resultado e o argumento.

 Você pode obter a solução de um outro modo?

 Qual a essência do problema e do método de resolução empregado?

 Em particular, você consegue usar o resultado, ou o método, em algum outro problema ?