INTRODUÇÃO A EPISTEMOLOGIA DA CIENCIA

INTRODUÇÃO A EPISTEMOLOGIA DA CIENCIA

Christian José Quintana Pinedo(CV)
Karyn Siebert Pinedo (CV)

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2.3.10 Anaxágoras (500 a.C. - 428 a.C.)

Com Anaxágoras de Clazômena a filosofia parte das colônias da Jônia e da Magna Grécia e penetra na Ática. Com efeito, depois da Batalha de Salamina, Anaxágoras transferiu-se para Atenas, onde se tornou mestre de Péricles. Acusado de impiedade, por causa de suas opiniões, que abalavam a mitologia tradicional, foi atirado na prisão. Posto em liberdade por intercessão de Péricles, foi exilado em Lâmpsaco, onde morreu. Escreveu a obra “Sobre a Natureza”, da qual restam vários fragmentos.

Os pontos principais de sua doutrina dizem respeito ao ser, ao devir e à Mente Suprema.

A semelhança de Demócrito, também para Anaxágoras o ser é constituído por átomos que são corpúsculos não qualitativamente iguais (como sustentara Demócrito) porque, se assim fosse, não se explicaria a diversidade dos seres (diversidade qualitativa, além de quantitativa), mas qualitativamente diferentes, chamados “homeomerias”..

O termo “homeomerias” significa “parte qualitativamente semelhante”. As homeomerias são infinitas e formam uma variedade infinita de tipos elementares de seres. Os corpos compõem-se de homeomerias de diversas naturezas: tudo está em tudo cada corpo reproduz de certo modo a variedade do universo. A diversidade dos corpos é conseqüência da predominância de homeomerias de determinado tipo.

No universo nada se cria e nada se destrói, porque o número das homeomerias permanece o mesmo. A causa do devir é dupla: o movimento giratório e a Mente Suprema. Desta última dependem a harmonia e a ordem das coisas.

2.3.11 Platão (428 a.C. - 348 a.C.)

Era discípulo de Sócrates, e depois da morte de seu mentor, ele e outros discípulos refugiaram-se. Fundou a famosa Academia de Atenas em 387 a.C., dedicada ao estudo da filosofia e da ciência. Platão também propôs uma teoria para explicar o universo material. Determinou a forma que os átomos dos quatro elementos tinham, usando conceitos matemáticos: o fogo tinha a forma de um tetraedro, o ar, de um octoedro, a água, de um icosaedro e a terra, a de um cubo.

Ao contrário de Demócrito, aceitava que os elementos podiam sofrer mudanças, transformando-se uns nos outros. Aceitava a idéia de transformação cíclica, a água transformando-se por condensação em terra e pedra, e esses elementos, quando fundidos e dispersos, transformavam-se em vapor e ar, que por sua vez, quando inflamado, transformava-se em fogo. O fogo, quando condensado e extinto, transformava-se em ar, e este, quando aprisionado e condensado, produzia neblina e nuvem, que por sua vez, quando comprimidos, produzem água e o ciclo recomeça.

2.3.12 Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.)

Filósofo grego nascido na Macedônia, logicista e cientista, seu pensamento foi decisivo no aparecimento da cultura ocidental. Aos 17 anos integrou-se à Academia de Platão, onde permaneceu até pouco a morte deste em 348 a.C. Posteriormente, foi designado tutor de Alexandre o Grande.

Em 335 a.C. voltou para Atenas, onde fundou uma escola e preparou uma coleção de manuscritos que se tornou modelo para as bibliotecas que surgiram posteriormente. Em 355 a.C. fundou o Liceu, instituição dedicada à pesquisa e à ciência. Aristóteles considerou o princípio da ordem como sendo mais importante do que a presença de partículas materiais e estabeleceu uma doutrina relativa à forma da matéria.

Para ele, as partículas formavam um composto, perdendo a identidade. Considerava que a partícula não pode ser infinitamente dividida e sim até certo ponto a partir do qual não existiria, transformando-se na menor parte de outra substância. Aceitou a teoria dos quatro elementos de Empédocles mas não considerou a parte atomística da mesma; considerou, entretanto, suas qualidades contrárias, quente e frio como ativas e secura e umidade como passivas. As qualidades resultantes eram associadas aos elementos fogo, ar, terra e água, caracterizando-os. Os elementos com suas qualidades podiam combinar-se em qualquer proporção.

A combinação dos elementos podia ser de três tipos: síntese, mixis e krasis, que podem ser identificados como mistura mecânica, formação de um novo corpo sólido a partir de outros e formação de líquidos a partir de líquidos. Os corpos são considerados completamente homogêneos e contínuos distinguidos pela forma e suas qualidades inerentes. Aristóteles incluiu um outro elemento da natureza distinto dos quatro que se transformava associando-o a todos os corpos da natureza: a essência ou quintessência, uma espécie de éter, muito importante na formação dos corpos celestes.

Os filósofos gregos deram grande contribuição à ciência na época, e, mesmo não muito avançados no campo da Química, conseguiram elaborar teorias de uma maneira que os que viessem depois deles pudessem continuar com as pesquisas, dando um grande passo em relação à história da química.