USO EFICIENTE DA ÁGUA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

USO EFICIENTE DA ÁGUA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Organizador: José Dantas Neto

Volver al índice

 

 

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A escassez de água no Brasil e no mundo representa um problema de grande magnitude. O homem necessita de água em quantidade e qualidade para a realização das mais diversas atividades necessárias a sua sobrevivência. Assim, é oportuno que governos, empresas, comunidades, enfim, toda a sociedade de forma organizada estejam empenhados em ações que promovam a utilização da água de forma eficiente.

Nesse trabalho foi dada ênfase ao reúso de água na indústria como forma de mostrar como esse segmento de atividade humana pode contribuir através dessa técnica para uma utilização racional desse nobre recurso imprescindível para a sobrevivência do homem no planeta.

Atualmente, a busca por um mundo sustentável faz parte da agenda política de muitas regiões do planeta. Na prática, porém, muitos desses projetos tem ficado no meio do caminho. Falta atitude, por parte daqueles que estão a frente das políticas públicas de colocarem em andamento as ações necessárias ao desenvolvimento dessas políticas. A educação ambiental obrigatória nas escolas desde a educação de base seria uma, dentre outras ações, que poderiam contribuir na formação de uma consciência ambiental sólida no sentido de preservação não só dos recursos hídricos, mas dos recursos naturais de um modo geral.

As experiências e estudos mostrados nesse trabalho são uma forma de incentivo para que as indústrias, de um modo geral, percebam o quão é importante reutilazar a água utilizada em seus processos produtivos, gerando vantagens competitivas para a empresa e ao mesmo tempo contribuindo para a sustentabilidade do planeta no longo prazo.