USO EFICIENTE DA ÁGUA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

USO EFICIENTE DA ÁGUA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Organizador: José Dantas Neto

Volver al índice

 

 

5.5 AÇÕES DE USO RACIONAL DA ÁGUA EM EDIFICAÇÕES

Hafner (2007) conduziu um estudo com o objetivo geral de comparar as diferentes ações de racionalização de água em edificações e propor uma hierarquização entre elas, considerando os aspectos econômicos e de educação ambiental. Os seis principais grupos de ações foram identificados e hierarquizados da seguinte forma: 1) conscientização e informação; 2) correção de vazamentos; 3) troca de equipamentos hidro-sanitários; 4) aproveitamento de água de chuva; 5) medição individualizada e 5) reúso de águas servidas.

5.6 CASA ECOEFICIENTE – CAMPINA GRANDE/PB

A Casa Ecoeficiente – Laboratório de energias renováveis (Figura 8), foi inaugurada no dia 28 de abril de 2006 em Campina Grande, fruto da parceria entre o SENAI daquela cidade com diversas instituições de ensino e pesquisa da região. Suas dependências assemelham-se às de uma residência unifamiliar e visa se transformar em um ambiente tecnológico e didático, funcionando como um espaço de visitação, cursos, desenvolvimento de pesquisas e inovações, abrangendo tecnologias de materiais alternativos na construção civil, gestão eficiente de águas e aplicações da energia solar fotovoltaica, solar térmica e eólica (RIBEIRO FILHO et al., 2006).

Na construção da casa ecoeficiente foram adotadas as seguintes tecnologias para o uso racional da água (RIBEIRO FILHO et al., 2006):

• Reúso do efluente tratado de lavatórios, pias e tanques para a descarga de vasos sanitários, e mictórios, jardinagem e lavagem das áreas de passeio externas;

• Captação da água de chuva e armazenamento em cisternas de placas projetada em função do índice pluviométrico da cidade. Essa água é destinada para todos os usos, exceto para beber;

• Captação de água subterrânea do lençol freático utilizando bomba alternativa impulsionada por energia eólica. Essa água é dessalinizada para viabilizar seu uso para beber e cozinhar.