ANTECEDENTES DO CAPITALISMO

ANTECEDENTES DO CAPITALISMO

Carlos Gomes

Volver al índice

 

 

 

 

2.4 – OBJECTOS DE TRABALHO

É objecto de trabalho tudo que se destina a ser adaptado, transformado ou criado pelo trabalho humano, tudo aquilo que é objecto de laboração com o fim de corresponder às necessidades do consumo pessoal ou produtivo. Alguns objectos de trabalho são proporcionados directamente pela natureza, outros são produtos do trabalho anterior.

Em síntese, os objectos de trabalho integram:

1. Os recursos proporcionados pela Natureza, ou seja, todas as coisas que o trabalho destaca da sua conexão imediata com o todo terrestre;

2. As matérias sobre as quais o homem ainda tem de actuar para realizar a produção;

3. A criação ou aperfeiçoamento dos meios de trabalho;

4. O aproveitamento e desenvolvimento dos recursos provenientes da capacidade física e intelectual do próprio homem;

5. Os serviços a prestar, sejam de natureza económica, social ou cultural, aos indivíduos ou à comunidade.

Os recursos provenientes da Natureza integram: a terra, solo e subsolo, incluindo a água, como objecto universal do trabalho humano; o peixe, que é separado do seu elemento de vida; os animais e as plantas que o homem consegue domesticar ou criar; a madeira cortada na floresta virgem; o minério extraído do seu filão; a energia proporcionada pelos ventos, a água ou o fogo; etc. Os recursos vegetais, animais e alguns recursos minerais, como a argila, desempenharam uma função essencial nas sociedades comunitárias. A extracção de minérios assume uma grande importância quando se inicia a actividade metalúrgica.

Entre os materiais já submetidos ou a submeter a algum trabalho humano destacam-se as matérias-primas ou subsidiárias, os produtos semi-acabados. Conforme o objectivo que pretende atingir, o homem utiliza as propriedades físicas, químicas, biológicas ou energéticas das coisas que pretende transformar. O seu conhecimento é inicialmente empírico mas, a pouco e pouco, começa a descobrir essas propriedades e a usá-las em seu benefício. Os materiais podem ser extraídos directamente da natureza circundante e convertidos em produtos ou submetidos a uma elaboração prévia

O trabalho do homem no processo de produção, que incide sobre as coisas ou conjunto de coisas, materiais ou imateriais, que se destinam a ser adaptadas, transformadas ou criadas, é auxiliado por instrumentos de trabalho já criados, a conceber ou aperfeiçoar, tais como recipientes, utensílios, ferramentas ou máquinas, e ainda pelos meios usados para aproveitar os factores energéticos que consiga dominar e utilizar em seu benefício.

Os meios de que o homem se serve para agir sobre os objectos de trabalho são, antes de mais, ele próprio com as suas capacidades físicas e intelectuais, ou seja, a sua força de trabalho. Os objectos de trabalho que formam a base material do produto denominam-se materiais fundamentais e os que apenas facilitam o processo de trabalho ou se incorporam aos materiais fundamentais constituem os materiais auxiliares.