Crises no balanço de pagamentos
Tesis doctorales de Economía

POLÍTICA CAMBIAL E MACROECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO

Paulo Gala

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

 bajarse los archivos en pdf comprimidos ZIP. (167 pags., 1359 Kb)

 

Crises no balanço de pagamentos

As características mais comuns das crises financeiras dos anos 90 foram a presença de ciclos de sobrevalorização cambial e problemas no financiamento do balanço de pagamentos. Os primeiros casos de apreciação e desvalorização da década surgem com a crise do sistema monetário europeu (EMS) no início dos 90 e as desvalorizações na Itália, Espanha e Reino Unido em 1992. Na Finlândia, o ciclo de apreciação e crise cambial foi ainda mais intenso no período 1988-1992. A desvalorização mexicana de 1994 inaugura a série de crises cambiais dos países emergentes. Tailândia, Malásia, Indonésia e Coréia do Sul passaram por fortes desvalorizações e crises em 1997. O colapso cambial russo ocorreu em 1998 e o brasileiro em 1999. O fim traumático do “currency board” argentino já em 2001 encerra uma década de crises cambiais.

Numa série de trabalhos sobre o tema em meados dos 90, Dornbusch e Werner (1994), Dornbusch et al (1995) e Goldfajn e Valdés (1996) analisaram a relação entre apreciações cambia is e crises no balanço de pagamentos. Dornbusch e Werner (1994) iniciam a discussão com a análise do caso mexicano na primeira metade dos anos 90. A partir da constatação de que havia grande probabilidade de sobrevalorização do peso mexicano, os autores recomendavam à época uma desvalorização como forma de correção do problema e retomada do crescimento. No texto de 1995, escrito já após a crise mexicana, Dornbusch, Goldfajn e Valdés estendem a análise para outros casos de apreciação e crise bastante similares ao mexicano. Discutem o caso chileno de 1978 a 1982, o caso mexicano de 1978 a 1982, o caso da Finlândia de 1988 a 1992, além de uma revisão do período 1990 a 1994 para o México. A conclusão dos autores é a de que uma série de fatores é comum a todas essas crises: desinflação, apreciação da moeda, déficit externo, altas taxas de juros, liberalização comercial, fluxos externos de capital e abertura financeira.

Dando seqüência a discussão, Goldfajn e Valdés (1996) apresentam evidências econométricas da relação entre apreciações, sobrevalo rizações e crises cambiais. Analisam uma série de episódios de apreciação cambial para países desenvolvidos e em desenvolvimento no período 1960-1994. Os ciclos são medidos como desvios em relação a uma taxa de equilíbrio (construída pelos autores) que leva em conta cestas de moedas dos principais parceiros comerciais de cada país. Encontram alguns resultados importantes a respeito desses episódios. As apreciações se instalam com uma velocidade muito menor do que as depreciações subseqüentes. Regimes de câmbio fixo estão mais sujeitos a apreciação e a maior parte dos casos que encontram se concentra no segundo período da amostra, a partir de 1980. Concluem que, na maioria das vezes, a apreciação acumulada é corrigida por uma grande desvalorização nominal que traz altos custos em termos de produto. Para apreciações maiores do que 25%, são raros os casos de retorno a uma posição de câmbio real mais baixo sem desvalorizações nominais. Não se observa nenhum caso de retorno à posição de equilíbrio do câmbio via co rreção de preços para apreciações maiores do que 35% em relação ao início do episódio.

Uma das grandes controvérsias dessa literatura está na caracterização de apreciações cambiais como casos de sobrevalorização. A discussão tende a ser resolvida em termos de intensidade e resultados observados nos diversos ciclos. A principal lição tirada dos trabalhos apresentados é que sobrevalorizações só podem ser identificadas com 100% de certeza de forma ex post. Crises no balanço de pagamentos e dificuldades de financiamento externo representam fortes evidências de que casos de sobrevalorização estavam presentes. Os fatos estilizados dos ciclos de populismo e ancoragens cambiais deixam claros os enormes riscos para o crescimento causados por situações de desalinhamento do câmbio no sentido de sobrevalorização.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios