Revista: Atlante. Cuadernos de Educación y Desarrollo
ISSN: 1989-4155


A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR ORIENTADA A CRIAÇÃO DE COMPETÊNCIA EMPREENDEDORA

Autores e infomación del artículo

Larissa Denadai

Helena Brandão Viana*

Alexandro Landim

UNASP-HT, Brasil

hbviana2@gmail.com

RESUMO
Este estudo teve por finalidade analisar o perfil dos jovens de uma instituição de ensino superior que frequentam o curso de administração verificando estes jovens têm como foco adquirir conhecimento do mundo empresarial e dos negócios para se tornarem empreendedores. Os questionários foram aplicados no segundo, quarto, sexto e oitavo semestres do curso de Administração e os alunos participaram espontaneamente. A diretoria do curso de Administração forneceu o Projeto Pedagógico do Curso (PCC) no qual se constatou que a missão desta instituição é formar alunos empreendedores.
Palavras-chave: jovem, Empreendedorismo, Educação.

ABSTRACT
This study aimed to analyze the profile of young people in a higher education institution attending the course administration checking these young people are focused on acquiring knowledge of business and business to become entrepreneurs. The questionnaires were applied in the second, fourth, sixth and eighth semesters of Directors and the students participated spontaneously. The Management Board provided the course Pedagogical Course Project (CCP) in which it was found that the mission of this institution is to train student entrepreneurs.
Key-words: Young, Entrepreneurship, Education.



Para citar este artículo puede uitlizar el siguiente formato:

Larissa Denadai, Helena Brandão Viana y Alexandro Landim (2016): “A formação profissional do administrador orientada a criação de competência empreendedora”, Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo (julio 2016). En línea: http://www.eumed.net/rev/atlante/2016/07/administrador.html
http://hdl.handle.net/20.500.11763/ATLANTE-2016-07-administrador


INTRODUÇÃO

As instituições de ensino superior são consideradas um forte agente de influência na vida das pessoas e da sociedade, sendo sua contribuição de extrema importância no processo evolutivo socioeconômico da sociedade. Os cursos de administração que por essência estão direcionados ao mundo empresarial e dos negócios tem focado mais a qualificar profissionais que atuaram no mercado de trabalho como empregados eficientes do que empregadores com competência.
As grandes mudanças que estão ocorrendo no cenário politico, econômico e social do mundo, para Sennet (2000) vão desencadear mudanças comportamentais na sociedade devido a mudanças de paradigmas na estrutura no mercado de trabalho.
Por isso, se faz necessário reinventar, incentivar os jovens a criar competência empreendedora, e substituir a ideia de inclusão econômica apenas pelo emprego formal. Filion (1999) evidencia inquietação ao afirmar que houve mudanças no mercado de trabalho que as novas gerações que estão buscando se colocar no atual cenário não estão devidamente conscienciosas disso.
Nota-se que o emprego tido como “tradicional” ainda faz parte dos planos de muitos jovens. Em um estudo realizado por Martins, Pereira e Lima-Filho (2003) mais de 60% dos jovens de um curso de Administração de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) buscam uma colocação no mercado de trabalho, ou seja, ter um bom emprego. Em outros países, a realidade também se mostra a mesma, segundo Klapper (2004), na França os jovens recém-graduados em uma escola de negócios almejam ter um emprego em uma grande empresa, pois formaram com este objetivo. Ao serem questionados porque não empreender eles alegaram que não se sentem confiantes devido a baixa idade e falta de experiência profissional.
No Reino Unido a realidade não sofre grandes mudanças, Robertson (2003) aponta que 22% dos jovens universitários não querem arriscar-se a iniciar um negócio por não possuírem novas ideias e nem oportunidades o que segundo os mesmos seria vital para o empreendedorismo.
Com esse cenário mostra-se como uma oportunidade a discussão do processo de formação do profissional em administração tomando dois modelos de analise possíveis: a formação gerencial e a formação que tem pretensão de um desenvolvimento em competência empreendedora. Dolabela (2001) afirma que no Brasil bem como em outros países em desenvolvimento, a ênfase em empreendedorismo tem sido crescente, pois é um forte instrumento que propicia a geração de riquezas em um país.
Torna-se necessária evidenciar informações relevantes sobre o que vem a ser empreendedorismo, analisar historicamente a situação do pais, o Brasil que possui sua colonização voltada para exploração e como empregar nos cursos de graduação uma educação voltada a criação de competência empreendedora.
Atualmente profundas transformações estão ocorrendo no mercado de trabalho. Através da constante inovação e o aperfeiçoamento tecnológico alguns empregos estão desaparecendo e há outras oportunidades emergindo.
Segundo Sennett (2000) essas mudanças no mundo do trabalho provocam alterações comportamentais e psicológicas na sociedade. Com isso, faz-se necessário indicar e motivar os jovens e a própria economia a encontrar formas de trabalho além do convencional emprego formal.
Filion (1999) demostra uma preocupação com o fato que a sociedade ainda não encara que o universo do trabalho mudou e que as novas gerações que estão iniciando suas carreiras profissionais não estão tomando ciência da atual situação.
O setor educacional voltado para o ensino do empreendedorismo vem se expandindo no Brasil e diante disso algumas considerações passaram a ser realizadas. A primeira trata o cenário econômico e social do país nas últimas décadas observando o crescimento populacional e tendo o contraste da estagnação ou então o baixo crescimento na oferta de emprego e na criação de novas rendas.
Essa situação mostra que o empreendedorismo foi até então introduzido visando o interesse econômico, ou seja, mais pela necessidade de sobrevivência do que um aproveitamento de oportunidades.
Portanto, o objetivo proposto neste estudo está em identificar qual o perfil do jovem ingressante no curso de graduação em administração, verificar se há desenvolvimento no curso para se formar empreendedores e analisar se no desenvolvimento do curso o jovem modificou seu foco principal.

METODOLOGIA

Constituiu-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva utilizando coleta de dados de uma faculdade localizada em Hortolândia. Foi selecionada quatro turmas para participar sendo do segundo, quarto, sexto e oitavo semestres da graduação em administração para verificar se no desenvolver do curso os jovens adotaram novos comportamentos e mudança em sua mentalidade de acordo com a didática oferecida. Em cada semestre 20 alunos responderam voluntariamente o questionário.
Segundo Silva e Menezes (2000, p.21) “a pesquisa descritiva visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionários e observação sistemática. Assume, em geral, forma de levantamento”.

RESULTADOS

              Os jovens que foram entrevistados na instituição de ensino de Hortolândia e que cursam a graduação em administração apresentam idade média de 23 anos, sendo que 65% são do sexo feminino.
Dentro de suas características, mais de 50% dos alunos trabalham em empregos formais e estão cursando uma faculdade com a intensão de aperfeiçoamento profissional.

A maioria dos entrevistados acredita que o curso oferece em sua grade curricular disciplinas que visão trazer ao aluno conteúdo necessário para empreender o próprio negócio e que o curso tem estimulado o empreendedorismo.

              Os resultados do presente estudo revelam que a faculdade possui em seu plano pedagógico de curso interesse em formar jovens empreendedores e que os alunos estão interagindo com o aprendizado e adquirindo conhecimentos. Sendo assim, julgam que o método utilizado para ensino de empreendedorismo esta sendo coerente e eficaz com a emenda do curso informado.

DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este estudo teve como objetivo analisar o perfil do jovem que cursa a graduação de administração e quais são suas pretensões ao finaliza-lo, além disso, procurar identificar se a faculdade esta colaborando para que haja a formação de empreendedores.
Foi conduzida uma pesquisa através de uma amostra de 80 jovens alunos, egressos no curso de administração de uma faculdade localizada em Hortolândia, utilizando-se de um questionário que foi aplicado em sala de aula. Os resultados revelaram que a maioria dos jovens estão buscando um curso superior para seu aperfeiçoamento profissional, ou seja, estão em busca de desenvolvimento profissional em empregos formais. Apesar dos próprios alunos reconhecerem que a faculdade possui em seu plano de ensino métodos que estimulem o empreendedorismo e ofereça apoio para que o jovem consiga empreender seu próprio negócio apenas 6 % dos entrevistados abriram seu próprio negócio.
Uma porcentagem significativa também demostrou que não se sente preparada para gerenciar seu empreendimento, pois em seu curso não ouve grande motivação para o empreendedorismo. Portanto, necessita-se considerar o empreendedorismo como instrumento construtivo para todas as disciplinas que façam parte da formação do administrador. Desse modo, teremos alunos formados não somente por teoria, mas com uma vivencia prática. Deve-se tornar responsabilidade das faculdades qualificar seus estudantes afins que eles desenvolvam empreendimentos de sucesso e se tornem excelentes gestores, para assim, criarem condições para promover a melhora na situação econômica e social do país e serem agente de mudanças.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando
idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de
pequenos negócios. Revista de Administração, São Paulo, 1999.

KLAPPER, R. Government goals and entrepreneurship education: an
investigation at a Grande Ecole in France. Education + Training, Bingley, UK, 2004.

MARTINS, E. L. C.; PEREIRA, S. C. F.; LIMA-FILHO, D. O. Business
administration undergraduate students and their entrepreneurship dream: an
exploratory study. In: BALAS Annual Conference, 2003, FGV-São Paulo.
Proceedings… São Paulo: Business Association of Latin American Studies-
BALAS, 2003.

ROBERTSON, M. et al. Barriers to start-up and their effect on aspirant
entrepreneurs. Education + Training, Bingley, UK,2003.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC/PPGEP/LED, 2000.

SENNETT, R. A corrosão do caráter. Rio de Janeiro: Record, 2000.

* Helena Brandão Viana concluiu a graduação em educação física pela universidade estadual de campinas em 1989. Cursou mestrado em educação física pela UNICAMP, concluído em 2003. Em seu doutorado estudou a temática da sexualidade na velhice. Em seu doutorado passou 4 meses na Simon Fraser University, em Vancouver, Canadá, onde cursou a disciplina de promoção de saúde no envelhecimento e teve como orientador internacional o prof. dr. Andrew Wister, diretor do departamento de gerontologia daquela universidade. Atualmente é coordenadora da extensão universitária da faculdade adventista de Hortolândia, coordenadora da faculdade adventista da terceira idade e coordenadora do projeto feliz idade, de atividades física com idosos. Também é professora titular no curso de educação física e pós-graduação na mesma instituição.

Recibido: 02/05/2016 Aceptado: 21/07/2016 Publicado: Julio de 2016

Nota Importante a Leer:

Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.

Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.

Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.

El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.

Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.

Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.

Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor,pulse aqui.