CAMINHOS DO JEQUITINHONHA: ANÁLISE DO PROJETO DE COMBATE Á POBREZA RURAL

Marcela de Oliveira Pessôa

I. Idiossincrasias

A compreensão da realidade socioeconômica de uma região exige uma análise complexa de todos os possíveis fatores influentes ou, pelo menos, daqueles que se podem lucidamente apontar. Embora os modelos metodológicos indutivos1 e dedutivos2 sejam os mais comumente utilizados cientificamente (MARCONI e LAKATOS, 2003), a circularidade entre eles, do todo para o particular e de volta para o todo, possibilita uma análise com mais recursos e, portanto, na expectativa de melhor alcançar a complexidade que se deseja. Este olhar complexo surgiria na medida em que se compreendesse o mundo a partir de sua interação recíproca, do todo com as partes e vice-versa, conforme enuncia Edgard Morin (2000)3. Acreditando nisso, a proposta do presente capítulo é explorar o delineamento das políticas sociais no contexto nacional, a lógica desenvolvimentista a elas atreladas e a participação social neste processo, contextualizando os fatos que desencadearão a emergência do projeto analisado nesta dissertação.


1 Indução é o processo metodológico por meio do qual a partir de dados particulares infere-se uma realidade geral. O objetivo é levar a conclusões mais amplas do que as premissas originais, isto é, do particular para o todo (MARCONI e LAKATOS, 2003).

2 Ao inverso do processo de indução, o processo dedutivo parte de generalizações já aceitas, de leis abrangentes para casos concretos, logo, do todo para o particular (MARCONI e LAKATOS, 2003)

3 Morin (2000) acredita que um grande problema na ciência está na sua compartimentação que impede de ver o global, por estar fragmentado em parcelas, e o essencial, que está diluído. Para ele, existe complexidade “quando os componentes que consituem um todo (como o econômico, o político, o sociológico, o psicológico, o afetivo, o mitológico) são inseparáveis e existe um tecido interdependente, interativo, inter-retroativo entre as partes e o todo, o todo e as partes (MORIN, 2000, p.14).

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga