GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

3.4.10 Elaboração do mapa cadastral de imóveis produtores de soja no município de Pedro Afonso

A partir da importação das imagens para o projeto “Pedro Afonso” no ArcGis, iniciou a elaboração do mapa cadastral, que  segundo Câmara e Medeiros (1980) apresenta elementos, que são considerados como um objeto geográfico, com atributos específicos e que pode ser associado a várias representações gráficas.

Para iniciar a montagem do mapa cadastral dos imóveis produtores de soja do município de Pedro Afonso, realizou-se uma visita local para adquirir informações sobre os mesmos, sendo que a ADAPEC – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (2010) disponibilizou uma lista destes imóveis, com suas respectivas coordenadas geográficas (latitude e longitude), e a área plantada em cada propriedade na safra de 2008/09. Os dados relacionados à safra 2009/10 foram disponibilizados pela COAPA – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (2010).

A seguir com os respectivos dados iniciou-se elaboração do mapa cadastral com a criação do shape “pontos” no ArcCatalog no ArcGIS. Este foi inserido no projeto e assim realizou-se o lançamento de todos os pontos referentes à localização dos imóveis produtores de soja do município de Pedro Afonso, dos Armazéns (COAPA, BUNGE), e da Usina Bunge – Açúcar, Álcool e Bioenergia, a partir das coordenadas geográficas, utilizando a ferramenta Editor do ArcGIS.

Após encerrar o lançamento dos pontos, foram criados os campos da tabela que apresentam as informações sobre o cadastramento dos mesmos, que são: prop – denominação da propriedade, área soja_1 – área plantada de soja na safra 2008/09, área soja_ 2 – área plantada de soja na safra 2009/10, latitude e longitude e fotografia, este último para alguns pontos em que foi possível obtê-las.
Finalizada esta etapa, utiliza-se a ferramenta Identify do ArcGIS (2006)que apresenta a identificação do ponto e a tabela contendo os dados sobre os mesmos.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga