GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

4.5.2 Mapa de pluviosidade

O mapa de pluviosidade apresenta a distribuição espacial dos índices pluviométricos no município de Pedro Afonso, sendo este um fator relevante considerando o desenvolvimento de culturas.

As classes representadas no mapa de pluviosidade são: 1500mm, 1600mm, 1700mm e 1800mm. 

Segundo Mourad (2008), as precipitações pluviométricas anuais de 700mm a 1200mm, bem distribuídas preenchem perfeitamente as necessidades hídricas da soja. Segundo alguns autores a cana-de-açúcar é uma planta perene que necessita para um bom desenvolvimento de uma precipitação pluviométrica acima de 1000 mm (ideal entre 1200 mm a 1500 mm anuais), bem distribuídos, e que o período chuvoso coincida com os meses iniciais do desenvolvimento da planta (ZINK et al. 1978 apud MARCOCCIA, 2007; PASSOLONGO, 2011; BNDES, 2008; MARIN, 2006; MCT, 2004).

Por sua vez, a localização tanto da cultura da soja quanto da cana-de-açúcar na área de estudo, de acordo com o mapa está localizada entre as faixas de pluviosidade que variam de 1600 mm a 1800 mm,  ou seja, de acordo com o autores citados acima está adequado a boa capacidade de produção das mesmas, contribuindo para o desenvolvimento das culturas.

As áreas próximas de latitudes menores são aquelas onde o déficit hídrico é bastante pronunciado, devido à distribuição de chuvas mais concentradas ao longo do ciclo e também pelas temperaturas máximas elevadas, que concorrem para uma maior evapotranspiração, afetando o acúmulo de biomassa da cana de açúcar (CAMARGO, 2005). Na Região onde se situa o município de Pedro Afonso no Estado do Tocantins, a deficiência hídrica durante o inverno é mais acentuada, exigindo não só neste, mas na maioria das regiões em que os climas são semelhantes, de uma suplementação hídrica através da irrigação para viabilizar a produção (MARIN, 2006).
Em estudo realizado por Collicchio (2008) para a realização do Zoneamento Edafoclimático e Ambiental da Cana-de-Açúcar e a Implicações das Mudanças Climáticas no Estado do Tocantins, é importante citar a influência da necessidade hídrica, pois a mesma é um dos principais fatores no desenvolvimento da cultura. De acordo com mesmo, o município de Pedro Afonso-TO, está situado na zona identificada com classe de aptidão “restrita”, ou seja, com elevada restrição hídrica, presente em 58,2% do Tocantins. Para áreas “restritas” é imprescindível o uso de irrigação plena de forma a obter ganhos de produtividade, para o plantio da cultura da cana-de-açúcar.  Diante disso, em visita in loco a Usina Bunge, instalada neste município foi possível identificar diversos sistemas de irrigação para o plantio da cana-de-açúcar em períodos de seca. Estes sistemas estão ligados ao Rio do Sono, Rio Tocantins e alguns afluentes, constituindo assim, uma rede de suma importância para o desenvolvimento da cultura e produção de etanol na região, a seguir a figura 4.6 apresenta um destes sistemas de irrigação na área da usina, e a figura 4.7 apresenta o mapa de pluviosidade elaborado pela autora a partir de dados cedidos pela SEPLAN (2000).

  
   
Figura 4.6 – Componentes do sistema de irrigação da Usina Bunge-Pedro Afonso-TO
Fonte:Fotos obtidas pela autora.


Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga