GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

2.1.7 Banco de dados geográficos

Segundo Medeiros e Pires (1998) um banco de dados é um conjunto de arquivos estruturados de forma a facilitar o acesso a conjuntos de informações que descrevem determinadas entidades do mundo. Assim por exemplo, um banco de dados de funcionários de uma firma contém tipicamente ao menos dois arquivos: dados pessoais (nome, endereço, CPF, identidade) e dados funcionais (cargo, lotação, data de admissão).

Entretanto, os bancos de dados geográficos diferenciam-se dos bancos de dados convencionais por armazenarem dados relacionados com a localização das entidades, além dos dados alfanuméricos. Além da forma de armazenamento (referenciado), as diferenças entre os mesmos abrangem o tipo de operação que pode ser realizada. No caso do banco de dados convencional é possível fazer a consulta para saber o endereço do funcionário X ou Y. Já no banco de dados geográficos é possível saber o endereço do funcionário X e Y e qual a distância entre suas residências, porque este comporta dados de localização (MEDEIROS; PIRES, 1998).

Um sistema de banco de dados é um programa computacional normalmente de grande complexidade e que permite ao usuário mudanças de dados, atualizações, correções de erros e etc. O banco de dados opera com dados: numéricos, alfanuméricos, datas e outros (RODRIGUEZ, 2005).

No caso de sensoriamento remoto o banco de dados geográficos é estruturado na forma de projetos, contendo cada um desses projetos, as informações espaciais e não-espaciais (alfanuméricas) armazenadas, segundo sua categoria, em planos de informações (PI’s) conforme a figura 2.4 (MOREIRA, 2003). 


Figura 2.4 - Estrutura e organização de um banco de dados geográficos
Fonte - Adaptado de Moreira (2003, p. 256)
De acordo com a figura 2.4, dentro da estrutura do banco de dados geográficos é possível integrar os planos de informação para a geração de mapas que contenham os dados relativos a uma determinada área de estudo, tais como dados cartográficos, fotografias aéreas, imagens de satélites e mapas temáticos e outros, de forma a complementar a análise dos resultados obtidos.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga