INFLAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DE RENDA. Uma abordagem computacional a partir do software Gretl

INFLAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DE RENDA. Uma abordagem computacional a partir do software Gretl

Marcelo Santos Chaves (CV)
José Luiz Ferreira Fonseca
Fernando Cardoso De Matos
Heriberto Wagner Amanajás Pena

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Volver al índice

CONCLUSÕES
O software Gretl satisfez a proposta de se mensurar matematicamente a premissa de que “a elevação da taxa de inflação tende a elevar também o nível de concentração de renda no país”. De fato, foi possível constatar, a partir da manipulação de dados oficiais sobre Inflação e Concentração de Renda, que a medida que a inflação se eleva, a renda tende a ficar cada vez mais concentrada nas mãos de poucos. Através de interfaces computacionais, foi possível examinar com riqueza de detalhes, como se comportaram as variáveis especificadas no modelo linear definido, atestando o caráter robusto de como a inflação influencia no processo de concentração de renda no Brasil. Além disso, com vistas a constituição de um passo a passo, as figuras do Gretl ilustradas ao longo deste trabalho possibilitarão a qualquer docente ou aluno medir o nível de correlação existente entre determinados fenômenos que assim desejarem, de forma pratica e objetiva. Tudo isso demostra o quanto o Gretl enquanto ferramenta computacional é capaz de se tornar um importante e interessante instrumento, não só no processo de ensino/aprendizagem, mas também na definição de políticas publicas, objetivando intervir na ordem econômica e social do país.
No mais, ferramentas como o Gretl tendem a contribuir efetivamente para assimilação de conceitos matemáticos aplicados as ciências econômicas, exercendo grande influência no desenvolvimento intelectual daqueles que o utilizam, além de estimular o senso crítico dos mesmos, e principalmente de alunos que cursam o 3º ano do ensino médio, onde nesta série terão as primeiras experimentações arrojadas sobre estatística básica, e fazendo uso de ferramentas como o Gretl, tornarão mais interessantes e menos maçantes o estudo desta área da matemática aplicada, além de possibilitar a ampliação do aprendizado a respeito do software.
Este trabalho, acima de tudo, buscou refletir sobre a utilização de novas tecnologias na educação, face a manifesta necessidade de entusiasmar uma nova perspectiva no processo de ensino-aprendizagem.
A adesão a tecnologias como os softwares na educação é de extrema importância, uma vez que promove o acesso ao conhecimento e possibilita que o aluno/aprendiz tenha ampla autonomia para optar entre as mais diversas fontes de pesquisas a serem realizadas. As novas tecnologias tendem a levar o homem a uma evolução mais acelerada e ao conhecimento mais preciso. É necessário, apenas, dominá-las, e para isso faz-se necessário empenho e dedicação na pratica de ensino.

REFERENCIAS
ALBOLEA, A. Inflação nunca faz bem à economia. Disponível em: <http://super.abril.com.br/cotidiano/inflacao-nunca-faz-bem-economia-681504.shtml> Acesso em: 07/08/2013.
ANDRADE, C. H. C. Manual de Introdução ao Pacote Econométrico Gretl. Artigo - PPGE/UFRGS, RS – 2013.
ANTONIK, L. R. e VEIGA, D. R. C. Taxas de inflação e índices de preços, uma abordagem prática. Artigo - II Seminário de Gestão de Negócios – UNIFAE – 2005.
BARBOZA, A. L. M. A relação entre inflação e distribuição de renda. Dissertação de mestrado – PPGE/USP, 2008.
BECKER, H. J. How are teachers using computers in instruction? In: American Educational Research Association. Universityof Irvine, California/EUA - 2001.
BRASIL. Decreto No 3.088 de 21 de Junho de 1999 (Estabelece a sistemática de "metas para a inflação). Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3088.htm> Acesso em 10/09/2013.
BRASIL. Indicadores de desenvolvimento sustentável - Brasil 2004: Dimensão social - Trabalho e rendimento. IBGE – 2004.
BRASIL. Sistema de Metas para a Inflação. In: Banco Central do Brasil. Disponível em:<http://www.bcb.gov.br/?SISMETAS> Acesso em: 10/06//2013.

CORRAL, T. D. A importância da utilização do Software Livrena educação. UFPel - 2010. Disponível em:<http://www.partes.com.br/educacao/softwarelivre.asp> Acesso em: 10/09/2013.

FROTA, M. C. R. Perfis de Entendimento sobre o Uso de Tecnologias na Educação Matemática. Emanped - GT: Educação Matemática nº 19 - UFRRJ – 2010.
GARCIA, C. V. A importância do software livre na educação à distância. Universidade, EAD e Software Livre, 2011.
GRAVINA, M. A. A Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. In: IV Congresso RIBIE, Brasília - 1998.
GUJARATI, D. Econometria Básica. Elsevier, 2006.
IBGE: Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/defaultinpc.sht> Acesso em: 13/06/2013.
LIMA, J. O. & ANDRADE, M. N. A Resistência do professor diante das Novas Tecnologias. In: Brasil Escola - 2012. Disponível em:<http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-resistencia-professor-diante-das-novas-tecnologias.htm> Acesso em: 23/11/2013.
MATHIAS, W. F. e GOMES, J. G. Matemática Financeira. 5º Edição. Editora Atlas, São Paulo – 2008.
NOGUEIRA, V. S. Práticas pedagógicas para uma cultura livre. Revista Espírito Livre, 2009.
PINDYCK, R.S. & RUBINFELD, D.L.: Econometria – Modelos e Previsões. ED. Campus/4° Edição, Rio de Janeiro 2004.
RIBEIRO, S. Inflação precisa de controle pois é mecanismo de concentração de renda, avalia Meirelles. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2006-06-13/inflacao-precisa-de-controle-pois-e-mecanismo-de-concentracao-de-renda-avalia-meirelles> Acesso em: 07/08/2013.
SANTIAGO, E. Concentração de renda. In: InfoEscola – Navegando e Aprendendo. (2005). Disponível em: <http://www.infoescola.com/economia/concentracao-de-renda/> Acesso em: 09/12/2013.
SANTOS, J. B & GUERRERO, J. B. Gini'sConcentrationRatio (1908-1914). In: Journ@lElectroniqued’HistoiredesProbabilités et de La Statistique, vol. 6, nº 1, Junho de 2010.
SARTORIS, A. Estatística e introdução a econometria. São Paulo: Saraiva - 2003.
SEPLAN/CEARÁ. O Índice de Gini como Medida de Concentração de Renda - Nota Técnica Nº 14.Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – 2006.