As  dinâmicas recentes de desenvolvimento dos espaços de montanha (europeus)  revelam a importância crescente das orientações e instrumentos normativos que  pretendem promover a sua diversificação funcional, designadamente os lazeres  turísticos, de forma recorrente no contexto das políticas e iniciativas  relacionadas com o mundo rural, quando as orientações territorialistas,  ambientalistas e patrimonialistas, começaram a valorizar a especificidade e o  potencial dos seus recursos mais estratégicos.
    A  presente comunicação pretende analisar este quadro conceptual e explicitar o  caminho percorrido e os novos desafios/oportunidades em matéria de turismo (na  perspectiva da oferta) em Miranda do Corvo (Pinhal Interior Norte/Centro de  Portugal). 
A diversidade de recursos e bens estratégicos  fundamentais dos espaços de montanha configura uma plataforma ampla de  oportunidades para a promoção do seu desenvolvimento.
  Se durante muito tempo, os territórios rurais  inseridos em contexto de montanha estiveram vinculados essencialmente a traços  como o isolamento, o carácter inóspito e repulsivo, a subvalorização dos seus  recursos, o afastamento/desinteresse por parte das entidades públicas, que  tiveram efeitos negativos como o despovoamento, a desvitalização e o abandono,  entre outros, nos últimos anos são visíveis sinais de preocupação e interesse  crescente no que diz respeito ao desenvolvimento das montanhas. 
  Não obstante certos problemas como a  desarticulação das políticas, a fragmentação das iniciativas, a ausência de  visão e gestão adequadas, importa sublinhar os múltiplos exemplos de  iniciativas, designadamente de base local/regional, que procuram atenuar ou  contrariar o espectro negativo associado ao mundo rural e aos espaços de  montanha.
  Os lazeres turísticos e os recursos ligados  ao património natural e cultural, cada vez mais valorizados pela sociedade  pós-moderna, podem desempenhar um papel decisivo neste processo desde que  integrados em estratégias de desenvolvimento adequadas.
  Tendo como cenário de fundo, no plano  teórico, as dinâmicas de desenvolvimento dos espaços de montanha e o papel do  turismo, pretendemos explicitar esta temática através de uma análise geográfica  centrada no concelho de Miranda do Corvo (Pinhal Interior Norte), no sentido de  analisar as trajectórias e as novas oportunidades da actividade turística.  Planos, projectos e iniciativas configuram eixos estruturantes de uma reflexão  orientada segundo a perspectiva da oferta turística.
  A base metodológica para a prossecução dos  nossos objectivos inclui análise documental (trabalhos científicos, bases de  dados, instrumentos de gestão territorial, artigos publicados na imprensa local  e regional, entre outros), entrevistas e trabalho de campo.
| En eumed.net: | 
![]() 1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)  Este  libro  es  producto del  trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).  Libro gratis  | 
15 al 28 de febrero   | 
        |
| Desafíos de las empresas del siglo XXI | |
15 al 29 de marzo   | 
        |
| La Educación en el siglo XXI | |